Astrolopitecos na selva

1772 palavras 8 páginas
“FAZENDO ARTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL,
COM TEATRO, DANÇA E ARTESANATO”:
Projeto Educativo e Cultural
Refletindo e Trabalhando a Educação Ambiental com Educadores

Autora: Fernanda da Silveira Souza E-mail: fernandasantosdumont@yahoo.com.br
Co-autoras: Annaelise Fritz Machado: annaelisefritz@yahoo.com.br
Valéria Viera Marques Garcia e-mail: valeriamarquesgar@hotmail.com
O mundo atualmente vive num processo extremamente acelerado e competitivo. Vivemos numa sociedade em que a mídia nos leva a consumir cada vez mais. Todos os dias são colocados novos produtos no mercado criando novas necessidades de consumo. E, quanto mais se fabricam mais se consome, mais recursos naturais e enérgicos são utilizados e o volume do lixo enviado aos aterros cresce cada vez mais. Na educação, torna-se necessária uma reestruturação progressiva das culturas que ao longo da história, investiram em processos que implicaram no empobrecimento do aumento dos recursos e das fontes básicas da vida.
Nesse sentido, a educação ambiental é apresentada como um instrumento de minimização e/ ou de solução dos problemas ocasionados pelo lixo.
Para tratar os problemas referentes a produção de lixo devemos refletir sobre a estrutura do consumo, sobre os indivíduos movidos pelos estímulos originários da cultura que todos preservam e reproduzem se preparando ao longo da vida para consumir, competir e atingir o progresso. O uso da reutilização do lixo seco em atividades educativas não é somente para fazer economia. Ao usar o lixo, devemos ter em mente: o valor do trabalho com as mãos, a consciência de fazer para aprender, o estudo de nossa realidade, a criatividade, a criticidade e a reflexão sobre o material que está sendo trabalhado. Usar o lixo seco como atividade educativa deve ser uma maneira de transformar aquilo que nos incomoda em algo que contribua para transformar a nossa realidade.
O Projeto Educativo e Cultural “FAZENDO ARTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL, COM TEATRO, DANÇA E ARTESANATO” é

Relacionados