ASTROLOGIA

Páginas: 8 (1986 palavras) Publicado: 10 de julho de 2015
ASTROLOGIA-DE QUE MANEIRA O AR PARTICIPA DAS CRENÇAS ASTROLÓGICAS ?
Segundo o esoterismo, o elemento Ar é um dos quatro elementos que compõem o planeta Terra: (Água, Terra, Fogo e Ar). O espírito da natureza do Ar é o silfo.
O elemento ar é considerado um símbolo sagrado na maioria das  religiões incluindo o Hinduísmo, Cristianismo e Wicca.
Muitos rituais religiosos são realizados na presençade um símbolo deste elemento.
Sendo o elemento mais ligado ao espiritual, normalmente seus nativos são equilibrados, e possuem grande inteligência .
Elemental  é o nome esotérico dado aos espíritos existentes na natureza, também conhecidos como seres mitológicos. Dentre os elementais do ar que, segundo a crença pagã, seriam capazes de controlar o Ar e o representar, estão os silfos, as sílfides,as fadas, os elfos, a harpia e a serpente do mar. Em algumas crenças, os anjos também são considerados seres do Ar.















ASTRONOMIA- COMO O AR COMPÕE O UNIVERSO ?
Assim, há muita adequação na idéia de que a ÁGUA tenha assumido o papel de representar a substância fundamental do universo nos primórdios da filosofia Posteriormente seria a vez de Anaxímenes de Mileto (588-524 AEC) afirmarque era na realidade o AR que tinha essa peculiaridade. Aparentemente ainda mais onipresente do que a água, e mais sutil, o Ar poderia se condensar em vários níveis, assumindo a diversas formas das coisas do mundo. E bom notar que a formação de nuvens e a chuva serveria como evidência da transformação de ar em água.




















MITOLOGIA- ONDE ENCONTRAMOS O AR COMO FATOR RELEVANTE NAMITOLOGIA OCIDENTAL ESPECIALMENTE A GRECO-ROMANA ?
A  fiosofia Greco-romana foi a maneira com que os antigos gregos e romanos sistematizaram, nos últimos cinco séculos antes de Cristo, uma forma de conhecimento, um modo de reflexão ou uma teoria da realidade. Esta filosofia pode ser classificada em dois períodos: o cosmológico e o antropológico clássico. Mitologia grega é o estudo do órgão de históriaspertencentes aos gregos antigos, relacionadas aos seus deuses e heróis, à natureza do mundo e suas origens, ao significado de seu próprio culto e de suas práticas rituais, e, consecutivamente, ao envolvimento dos povos e dos países diante desse órgão. Para muitos estudiosos modernos, entender os mitos gregos é o mesmo que lançar luz sobre a compreensão da sociedade grega antiga e seucomportamento.1 O mito grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas.















RELIGIÃO-QUAL A IMPORTÂNCIA DO AR PARA RITOS E CULTOS ?

O ar é considerado um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo e Wicca.
Muitos rituais religiosos são realizados napresença de um símbolo deste elemento. Seja em forma de incenso, ou mesmo simplesmente representado por uma pena.
Segundo outras crenças, acredita-se que o ar tenha alguns poderes especiais. O ar é um dos "tatwas" (cinco elementos básicos da natureza). Na religião Wicca o ar é tido como um dos símbolos do Grande Deus, assim como o incenso e as penas.
Nas religiões neopagãs, como é o casodo Druidismo, da Wicca e da Asatrú também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles: oFogo, a Água, o Ar, a Terra e Akasha (a manifestação da energia divina).
O ar corresponde ao tattwa Waju, e é simbolizado pelo círculo azul.
Embora, segundo a crença pagã , o princípio do ar tenha sido o terceiro elemento a se formar do Akasha, este é um elemento intermediárioentre o princípio do fogo e o da água.












FILOSOFIA - COMO O AR PROPORCIONA A REFLEXÃO ACERCA DE COSMOS ?
NO OCIDENTE :A ideia dos 4 ELEMENTOS CLÁSSICOS provém dos primórdios da Filosofia. No Ocidente, foi ensinada no período pré-socrático, perdurou na Idade Média e chegou até oRenascimento. Sob certos aspectos, Parmênides e Heráclito pensavam de maneira totalmente oposta.

NO ORIENTE :...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • astrologia
  • astrologia
  • astrologia
  • Astrologia
  • Astrologia
  • Astrologia
  • astrologia
  • Astrologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!