Astroligia Galica

359 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília
Departamento de História
Profª Drª Tereza Cristina Kirschner
Tópico Especial em História Moderna 5: Ciência , Magia e Religião no século XVI e XVII Pedro Henrique Peixoto

Jean- Baptiste Morin de Villefranche: O último astrólogo Real da França

“O caráter e a maquiagem física de fato se completam pela disposição do céu que no momento apropriado, impulsa a criatura para fora do vente, de acordo com seu destino. E – como se assim fosse – fica um selo impresso no nativo, que é uma representação de sua natureza, condição, locação e determinação particulares dos corpos celestiais.”
Astrologia Gallica, Livro 21

-Jean-Baptiste Morin de Villefranche nasceu na cidade francesa de Villefranche-sur-Saône no ano de 1563, tendo vivido por 93 anos representou um esteriótipo do ser humano moderno, pois além de ter sido astrólogo foi médico, filósofo e matemático.

-Trabalhou para o Bispo de Bolonha, Duque de Effiat, Duque de Luxemburgo, Duque de Desdiguieres, Cardeal Richelieu e também na corte de Luís XII.

- Astrologia Gálica, escrito originalmente em latim é considerado um marco na História da Astrologia e que foi publicado cinco anos após a sua morte no ano de 1661 na cidade holandesa de Haia.

-Astrologia Gálica: 26 livros, 800 páginas, 39 tabelas e oitenta exemplos de horóscopos.

-1630: assumiu o cargo de professor de Matemática do Colégio Real. Durante essa época criticou Galileu e sua filosofia, pois acreditava que a Terra era fixa no espaço, também criticou Descartes, motivo esses que o fizeram ser um renegado do meio científico do período.

-1656: Morre, dizem que ele previu o dia de sua própria morte nos astros.

-1682: O Rei Luís XIV proibiu a circulação, em todo território francês, de calendários e almanaques astrológicos.

Bibliografia:
-CÂMARA, Bira. Morin de Villefranche: O último Astrólogo Real da França. Disponível em:

Relacionados