Astroenterologia

821 palavras 4 páginas
astroenterologia/Proctologia/Fígado
A Colite Ulcerativa
05/07/2004

É uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais interna do cólon. Os sintomas incluem caracteristicamente diarréia, com ou sem sangramento retal, e frequentemente dor abdominal. A colite ulcerativa pode afetar apenas a parte inferior do cólon, reto e é, então, chamada de proctite ulcerativa . Se a doença afetar apenas o lado esquerdo do cólon, ela é chamada de colite distal ou limitada . Se ela envolver todo o cólon, é chamada de pancolite . A colite ulcerativa difere da doença de Crohn porque afeta apenas o cólon e a doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal, incluindo o intestino delgado, podendo haver áreas "poupadas". A colite ulcerativa afeta apenas a camada mais interna do cólon.

Quais são os sintomas ?
O primeiro sintoma da colite ulcerativa é um amolecimento progressivo das fezes. As fezes geralmente são sanguinolentas e podem associar-se com cólicas abdominais e sensação de urgência para evacuar. a diarréia pode iniciar-se lentamente ou bastante subitamente. Além disso, pode haver lesões cutâneas, dor nas articulações e, em crianças, incapacidade de crescer apropriadamente.
Como se diagnostica?
O diagnóstico de colite ulcerativa baseia-se na história clínica, descrita acima. Inicialmente, a colite ulcerativa precisa ser diferenciada das causas infecciosas de diarréia sanguinolenta. Causas bacterianas e outras causas infecciosas de diarréia devem ser investigadas e excluídas. Em seguida, o paciente geralmente é submetido a uma avaliação do cólon pela sigmoidoscopia, que envolve a introdução de um instrumento flexível no reto e região inferior do cólon, para visualizar a extensão e o grau de inflamação, ou colonoscopia total, um exame semelhante que permite a visualização de todo o cólon.
Quais são os medicamentos usados no tratamento?
Atualmente, não existe cura clínica para a

Relacionados

  • 06
    13105 palavras | 53 páginas
  • genetica doença celiaca
    7238 palavras | 29 páginas