Asterisco

Páginas: 7 (1606 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014




A disciplina tem como objetivo desenvolver a argumentação crítica do aluno – tanto a capacidade de analisar e avaliar argumentos alheios, quanto de justificar e sintetizar o seu próprio ponto de vista – pelo exame de problemas teóricos e práticos, bem como de questões tratadas nos debates públicos atuais. Espera-se que, ao final do curso, o aluno tenha desenvolvido a aptidão para ler eescrever com rigor; analisar a estrutura e força argumentativas; examinar conflitos morais à luz de dilemas éticos; argumentar em favor de uma tese e contrapor-se à mesma.

EMENTA:
Análise da estrutura de enunciados com vistas à compreensão, descrição e estabelecimento das regras elementares do discurso. Aprofundamento reflexivo e desdobramento crítico dos dilemas éticos e questões morais,enfatizando seu caráter prático. Discussão e leitura de obras dedicadas à problematização ética do indivíduo e da sociedade, tendo como referência as noções clássicas de justo e injusto, bem e mal, certo e errado, assim como seus desdobramentos contemporâneos (códigos de ética e de conduta, responsabilidade social, sustentabilidade, assédio moral, etc.).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

PensamentoCrítico:
1. Estrutura de argumentos
2. Tipos de enunciados
3. Tipos de argumentos
4. Avaliação de argumentos
5. Lógica informal: relevância das premissas; avaliação das evidências; problemas semânticos

Ética:
1. Filosofia e Ética
2. Ética: conceitos básicos (sujeito ético e seus atributos)
3. Constituintes do campo ético

















Tiago Ávila
Pedro Azevedo
Turma 1B03/09/14
Relatório em Dupla: COMERC ENERGIA
São Paulo
2014
Todas empresas necessitam de energia elétrica para desenvolvimento de suas atividades, por isso existe uma preocupação muito grande dessas organizações em comprar esse insumo com o menor custo possível, diminuindo assim suas despesas e tornando-as mais competitivas.
No Brasil as empresas têm a possibilidade de comprar a energiaelétrica no mercado cativo e no mercado livre. Segundo o site da COMERC, empresas que compram energia elétrica no mercado cativo o fazem diretamente com a concessionária ou permissionária (distribuidoras) que tem a concessão para fazer o serviço de distribuição da região na qual estão instaladas. Neste segmento, porém, não existe a possibilidade de negociar preço e as empresas ficam sujeitas às tarifasde fornecimento estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Resumindo, as distribuidoras adquirirem energia em leilões promovidos pelo governo e repassam o custo às empresas.
Como alternativa a essa situação, as empresas podem escolher comprar energia no mercado livre, onde a negociação é mais flexível e as empresas têm maior controle e maior previsibilidade sobre o custodo insumo energia elétrica. Nesse mesmo contexto, e ainda de acordo com a COMERC, consumidores que compram no livre mercado tem maiores benefícios, pois podem traçar estratégias e negociar livremente as condições comerciais de contratação da sua energia além de ter possibilidade de escolher o prazo, a indexação e ter flexibilidade quanto ao montante de consumo, tudo isto com a possibilidadede escolher seu fornecedor de energia, que pode ser um gerador ou um agente comercializador.
Em geral o custo com energia elétrica para as empresas é expressivo, porém somente empresas onde esse gasto representa acima de 30% dos seus custos têm investido em equipes próprias para desenvolver internamente essa atividade de gestão. Já empresas que não optam por essa situação contratam especialistas paralidar com essa atividade. Um desses especialistas é a COMERC, organização de serviços com fins lucrativos, líder de mercado e uma das pioneiras desse setor, que recebeu autorização em 2001 da ANEEL para funcionar como comercializadora de energia elétrica.
A MISSÃO da COMERC dentro do mercado de energia é “reduzir custos e maximizar ganhos para todos os agentes, valorizando o capital de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!