Astecas

Páginas: 20 (4965 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA













ASTECAS














Vitória da Conquista
2010
ALAN SANTOS
BRUNO NOGUEIRA
CRISTINA VIERA
DANIEL SANTOS MOTA
EDVANDA SILVA
ELIANDO SALVADOR
GEOVANNI J. OLIVEIRA
GLAUBER LEAL
RONALDO ALMEIDA
TIAGO ALVES








Atividade avaliativa da I Unidadeda disciplina de História da América I, apresentada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientador: Prof. Dr. José Rubens Mascarenhas de Almeida.





Vitória da Conquista
2010
Introdução

Entre as antigas civilizações atuantes na mesoamérica, os astecas se destacam pela sua expressividade e hegemonia. Este povo, que se caracterizou por “condensar” e “catalisar” culturasantecessoras, desenvolveu uma sociedade extremamente complexa e estratificada numa velocidade impressionante. Construíram sua cidade (Tenochtitlán) com tamanha magnitude, que deixaram pasmos, inclusive, os primeiros espanhóis que visitaram a capital asteca, comparando-a, talvez, somente com a capital do antigo império bizantino, Constantinopla, segundo as palavras de Cortez. Entretanto, os astecassão, ainda hoje, alvo de constantes julgamentos moralistas, onde são classificados enquanto um povo bárbaro, extremamente violento e sanguinário, principalmente pelo fato de praticarem o sacrifício humano em seus rituais religiosos. Todavia, não é nossa intenção construir uma imagem ufanista dos astecas, acreditamos que foram homens de seu tempo, onde a violência, assim como em toda sociedade humanae na natureza de forma geral, esteve presente. Não podemos esquecer-nos da violência que também sofreram, por parte de outras cidades-Estado da mesoamérica, antes da hegemonia de Tenochtitlán, para não dizer que, assim como outros povos ameríndios, foram cruelmente massacrados pelo colonialismo, no que se caracterizou enquanto o maior genocídio da história.
Nosso objetivo neste trabalho ésintetizar, em poucas linhas, um pouco da história asteca, tocando nos aspectos mais importantes de sua origem, religião, estrutura socioeconômica, arte e cotidiano. Assim como toda síntese, não está isenta de simplificações, podendo muitas vezes deixar que “passe batido” qualquer outro aspecto relevante da história asteca, porém, certamente possui o mérito de discutir um tema, que ainda necessitaser amadurecido pela historiografia contemporânea.

1. As origens

No princípio, os astecas viviam no noroeste do atual México, em uma região conhecida como Aztlán1. Por motivos ainda desconhecidos, migraram para a região pantanosa do México central (vale do Anahuac), no século XII. Nesta região ficaram, por um longo período, vivendo como nômades e morando em cavernas, onde eram conhecidospelos outros povos como chichimecas2.
Em um novo território, os astecas passaram por um processo de sedentarização, tornaram-se agricultores sem perder, porém, os hábitos guerreiros, já que viviam em constantes disputas com os povos vizinhos, tanto por reservas de água potável, quanto por áreas de cultivo. Sob a influencia de outras culturas existentes na mesoamérica, os astecas desenvolveramtécnicas próprias de plantio, escrita, arte e praticas religiosas. Dentre os principais povos que antecederam e fundamentaram a cultura asteca, estão os olmecas e os toltecas. Os primeiros são considerados como os difusores da mais antiga cultura da mesoamérica, que se desenvolveu na região do centro-sul do atual México, durante o período formativo ou pré-clássico. Esta cultura floresceu por volta de 1500a 400 a.C., sendo considerada a cultura-mãe de todos os povos que se desenvolveram posteriormente. Os olmecas construíram imponentes centros cerimoniais, principalmente em La Venta e San Lorenzo, nos atuais Estados de Tabasco e Vera Cruz. Essa sociedade marca o elo de transição entre o período pré-clássico e clássico.
O período clássico é marcado pela hegemonia de várias cidades-Estado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • asteca
  • Astecas
  • Quem foram os Astecas
  • astecas
  • Astecas
  • ASTECAS
  • astecas
  • Asteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!