Assédio moral - péssimo negóciopara sua empresa.

1586 palavras 7 páginas
ASSÉDIO MORAL- PÉSSIMO NEGÓCIO PARA SUA EMPRESA

Otávio Antonio Tanzi Júnior RA 508100290

Graduando no Curso de Direito da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis- São Roque

1. Introdução Assédio moral é um fenômeno muito antigo nas relações de trabalho, porém pouco estudado ao longo da história, sua abordagem como objeto de estudo é nova não só no mundo do direito como em outras ciências também.

A Dra. Margarida Barreto uma das primeiras a estudar este tema no Brasil, define como sendo, “a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego".

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) este mal atingi não só o Brasil como também outros países como Alemanha, Finlândia, Itália, etc. Não podemos negar que isso é o reflexo do mundo capitalista em que vivemos, e traz como conseqüência a lapidação de um novo perfil dos profissionais do mundo globalizado.

Bem elucidada é a colocação do Dr. Mauro Vasni Paroski, Juiz do Trabalho titular da 7ª Vara do Trabalho de Londrina (PR). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (PR) “O paradigma criado pela globalização é o do homem produtivo, que consegue não apenas alcançar, mas ultrapassar as metas fixadas, nem que para isso tenha que lutar contra sua própria condição humana, desprezando seu semelhante, tornando-se um sujeito insensível e sem condicionantes éticas. Valoriza-se cada vez mais o individualismo, colocando-se o

Relacionados