Assunto: população

Páginas: 2 (291 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
A “História do Brasil” ensinada em todas as escolas brasileiras até meados da década de 60 do século XIX, afirmava e reforçava a idéia de que o “descobrimento” do Brasil aconteceu poracaso e que o índio brasileiro - genérico e do passado - não acreditava em Deus, dormia em redes e não sabia nem fazer roça. A partir desta década os historiadores passam a identificarque não havia evidências de que a esquadra comandada por Cabral tivesse sido desviada do seu rumo por calmarias e tempestades. Segundo OLIVIERI e VILLA (1999:7), três dos navegantes queparticiparam da viagem a relataram por escrito, mas nenhum deles fez referência a calmarias ou a tempestades. Constata-se assim uma intencionalidade política e econômica que promove, porparte dos europeus, o encontro dos portugueses com os povos indígenas do Brasil e com isso, outras histórias do Brasil passam a ser reconhecidas.

Aqui chegando, o encontro entrediferentes civilizações e culturas foi desastroso, isso é, um encontro muito diferente do descrito por Caminha na Carta do “Achamento do Brasil” e pelos livros didáticos tradicionais. Aocontrário do apresentado pelo europeu, esse encontro desencadeou um processo de eliminação/desocupação do território indígena para a ocupação dos estrangeiros que aqui chegavam - um genocídioque parece não comover os promotores e herdeiros do projeto colonizador nestes 500 anos (HECK, 1999:15).

Ainda no século XVII, o Padre Vieira em seus famosos Sermões, denunciou asanha conquistadora do descobridor: Com a descoberta das terras novas, estas e tudo que nelas se continha, inclusive o silvícola, passaram a ser, para os descobridores e conquistadores, umapresa legítima de conquista, portanto, uma presa utilizável, na medida de todos os interesses do conquistador (VIEIRA, 1995:119).

http://www.primeiraversao.unir.br/artigo151.html
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • assunto
  • assunto
  • sem assunto
  • assunto
  • assunto
  • sem assunto
  • ASSUNTO
  • Sem assunto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!