assumindo a dimensao interacional da linguagem- pergubtas

585 palavras 3 páginas
EXPLORANDO A ORALIDADE

1- Como trabalhar a oralidade em sala de aula?

O professor de qualquer disciplina deve trabalhar a oralidade em sala de aula, pois entre outros motivos, a oralidade se constitui um importante recurso para o exercício da cidadania, o professor pode, neste momento, fazer uso da oralidade para beneficiar o aluno. A criança vendo-se inserida em um contexto de respeito e carinho consegue desenvolver sua capacidade de produção de textos orais e poderá aperfeiçoá-la, pois adquire segurança para sua manifestação. Até mesmo as mais tímidas conseguem se libertar dos medos de falar em público, muitas vezes desenvolvido dentro da família.

2- Trabalhar a oralidade em sala de aula pode ajudar os alunos? Em que ela influência?

Sim, pois professor de qualquer disciplina deve trabalhar a oralidade em sala de aula, pois entre outros motivos, a oralidade se constitui um importante recurso para o exercício da cidadania, além de também estar previsto nos PCNs em todas as modalidades ( do Ensino Infantil ao E. Médio). Diversas atividades podem ser oportunizadas, desde o diálogo direcionado durante a aula como: • Organizar um seminário sobre temas de interesse da classe ou a que estiver sendo abordada nos conteúdos. • Organizar uma mesa-redonda para debater determinada questão polêmica. Envolver alunos de toda a escola e se possível convidar alunos de outras escolas. • Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, aborto, entre outros).

3- Quais as relações entre oralidade e escrita?
Embora se tenham suas especificidades, não existem diferenças essências entre oralidade e escrita nem, muito menos, grandes oposições. Uma e outra servem à interação verbal, sob formas de diferentes gêneros textuais, na diversidade dialetal e de registro que qualquer uso da linguagem implica. Assim não tem sentido a ideia de uma fala apenas como lugar da

Relacionados