assssssde

354 palavras 2 páginas
trabalhos feitos
Inaugurada em 18 de setembro de 1950, na capital São Paulo, através da TV Tupi canal 3, a televisão teve seus primeiros anos marcados pela fase de aprendizagem, tanto técnica quanto artisticamente. Os recursos eram primários. Usavam-se equipamentos mínimos suficientes para manter a estação no ar e a maior parte dos profissionais trabalhava de acordo com os conhecimentos que haviam adquirido no rádio, cinema ou teatro. Mesmo nessas condições, o veículo foi se impondo e se expandindo. Em 1953, já existiam mais quatro emissoras, duas no Rio de Janeiro (RJ) e duas outras em São Paulo (SP). Embora longe de ter encontrado uma linguagem televisiva, São Paulo, nesta ocasião, era considerado o melhor centro produtor.

Teleteatro Cacilda BeckerCom poucas horas diárias de permanência no ar (em geral, das 18 às 22h), a programação era bastante diferenciada. Veiculava-se dramaturgia, musical, humorismo, jornalismo, programas infantis, esportes e variedades.
Desde o início da TV, um gênero de programa encarado com extremo cuidado de realização foi o teleteatro. Importantes obras nacionais e estrangeiras foram exibidas com excelente nível de adaptação e interpretação, apesar de os cenários serem mais criativos que ricos e os figurinos serem trazidos de casa pelos próprios atores. Nas encenações de época, alugava-se roupas da Casa Teatral para suas interpretações.

Encontro MusicalO musical, gênero muito utilizado nessa época, foi produzido desde as mais simples cópias de programas radiofônicos até pretensiosas superproduções. Havia, também, importantes programas de música clássica. A telenovela, apesar de constante na programação desde 1951, não tinha a importância popular daquela época: eram levadas ao ar duas vezes por semana. Os mais significativos trabalhos foram os de público infanto-juvenil. Havia um bom nível de encenação e intenções educativas.

Programa Tele GongoO humor era feito através de quadros ou pequenas histórias, utilizando-se,

Relacionados