assossor de imprensa

461 palavras 2 páginas
Assessoria de Imprensa

O assessor de imprensa é um profissional que trabalha nos bastidores, é fonte de notícias para outros jornalistas (meios de comunicação) e é contratado pelo seu cliente para veicular determinadas notícias. O assessor de imprensa busca no cliente um potencial de notícias para a imprensa (matérias e colunas).

A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de Comunicação desenvolvido para as organizações, e insere-se nas atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.
O que difere o assessor de imprensa do publicitário é o fato do publicitário receber uma verba de uma empresa (conta publicitária) para desenvolver e anunciar em veículos a campanha de uma marca. A assessoria de imprensa trabalha com várias ferramentas, uma delas é o “Press Release”, um texto formal, descritivo, elegante e não-prolixo, sem panfletagem que busca passar informações de um ser ou instituição específica.
Toda empresa busca ser notícia e construir um vínculo de aproximação com a mídia e o público-alvo. Dentro desta perspectiva, o assessor de imprensa enfatiza o que há de mais tradicional e inovador nos produtos e na produção da empresa.
Os objetivos do assessor de imprensa são :
* Encontrar potencial noticioso que seja de interesse da mídia;
* Construir imagem positiva da marca ou celebridade;
* Divulgar linha de produção que seja de interesse do público de determinado veículo;
* Criar rede de divulgação em vários órgãos de imprensa;
* Orientar o seu cliente sobre posturas, aparições e o que dizer em todas as circunstâncias positivas ou adversas;
* Ter aproximação com os veículos de imprensa, bem como seus respectivos editores e colunistas;
* Alcançar credibilidade e confiança do público.

Relacionados