Associativismo e o protonacionalismo mocambicano

1695 palavras 7 páginas
Introducao

busca desenvolver a capacidade de

aprender continuamente a partir das experiências organizacionais e a traduzir estes

conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho

um processo pelo qual adquirimos experiências que nos levam a

aumentar a nossa capacidade, que nos levam a alterar disposições de

ação em relação ao ambiente, que nos levam a mudança de

Tendências Actuais da Administração do Trabalho

Noções de Aprendizagem Organizacional
O processo de aprendizagem organizacional, de acordo com Canário (2003: 83), funciona como referenêcia para entender como as mudanças cognitivas ou praticas dos individuos estão dependentes de novos padrões. Este processo implica a criação de interpretações de factores e de conhecimento construidos socialmente que, gerados internamente ou provenientes do exterior, se tornam parte da organização.

Para Canário(op cit: 83), uma organização que aprende é a que tem competênciasn nova que a capacita para resolver criativamente os seus problemas . Este tipo de organização tem uma aprendizagem generativa, necessaria em situações complexas, que aumenta a sua capacidade para se mover no futuro.

Senge (1992), citado em Canário(2003) considera que uma organização que aprende é aquela onde os individuos expandem continuamente a sua aptidão para criar os resultados que desejam, onde se criam novos expansivos padrões de pensamento, na qual a aspiração colectiva fica em liberdadee os individuos aprendem continuamente a aprender em conjunto. Segundo este autor para a ocorrência de aprendizagem organizacional é necessario que a organização são necessarias cinco actividades, a que ele chamou de disciplinas fundamentais.

a) Modelos mentais – consiste em reflectir, esclarecer continuamente e melhor a imagemque cada umtem do mundo, como base para os procedimentos e tomada de decisão.

b) Dominio pessoal –

Relacionados

  • Historia de Mocambique 12 Classe. Pdf
    79640 palavras | 319 páginas
  • pedagogia
    114310 palavras | 458 páginas
  • qual foi a importancia economica de angola no espaço portugues
    78837 palavras | 316 páginas
  • Trab
    133414 palavras | 534 páginas