associativismo e coorporativismo

899 palavras 4 páginas
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
ORGANIZAÇÃO TÉCNICA COMERCIAL
Prof.:
Aluno:
Turma: 803

AVALIAÇÃO: Trabalho sobre Associativismo e Cooperativismo

ASSOCIATIVISMO Associativismo é a união de um grupo de pessoas que tem a finalidade de conseguir benefícios comuns para seus associados por meio de ações coletivas. Ela pode ser formada por um grupo de duas ou mais pessoas que organizam-se para defender seus interesses comuns, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica.
O Associativismo é uma ferramenta importante para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica. É por meio de uma associação que a comunidade se fortalece e tem grandes chances de alcançar os objetivos comuns. Por isso, é importante, nas comunidades a participação, a solidariedade a cooperação de todos em torno de objetivos comuns, visando assegurar melhores condições de vida.
O Associativismo constitui alternativa que viabiliza as atividades econômicas, possibilitando ao grupo um caminho para participar do mercado em melhorar condições de concorrências.
Algumas características do Associativismo:
→ é a união de duas ou mais pessoas com objetivos comuns;
→ os dirigentes não recebem remuneração;
→ o Patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, através de doações, fundos e reservas. Não possuem Capital Social.
Como criar uma Associação:
1. Primeiro deve-se identificar o interesse de organização do local ou da sociedade;
2. Comunicar a comunidade a intenção de formar uma associação;
3. Realizar a primeira reunião, onde se apresenta o objetivo da associação, problemas enfrentados e possíveis soluções, minuta de um estatuto para a associação;
4. Concluída a reunião é lavrada a ata, relatando todos os fatos ocorridos e no final ela é assinada por todos os presentes.
Agora, com a associação fundada, deve-se registrar a associação, conforme segue:
Publicar a ata e o

Relacionados

  • RESTRIÇÕES À LIBERDADE SINDICAL IMPOSTAS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
    38526 palavras | 155 páginas