Associacionismo

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
-------------------------------------------------
Faculdade Ruy Barbosa
Disciplina: Psicologia Fundamentos e Historicidade
Professor: Luiz Felipe
1-Titulo: Sistemas e Teorias em Psicologia-ASSOCIACIONISMO
Curso: Psicologia

2- Ficha Bibliográfica
Sistemas e Teorias em Psicologia
Autores: Melvin H. Marx / William A. Hillix
12ª Edição Editora: Cultrix,1999
3- ASSOCIACIONISMO
Nestecapitulo, abordam-se as fases do Associacionismo, desde o seu surgimento e desenvolvimento no empirismo, “fundado” no século XVIII por um médico erudito. David Hartley. Retomou o título de um capitulo deLocke, “A Associação de Idéias” e dele fez sua tese. Hartley desenvolveu a sua psicologia em torno das associações, convertendo assim o associacionismo numa doutrina formal com um nome. Passando pelasua modificação mais recente, no sentido de uma associação de comportamento, e chegando ao seu florescimento pleno, na obra de Thorndike, como uma associação de estimulo e reação.
A psicologia deestímulo-reação de Edward Lee Thorndike representa a maior aproximação de um sistema puramente associacionista dês James Mill.
O conexionismo de Thorndike oferece uma vasta ampliação doassociacionismo aos problemas psicológicos.
O sistema conexionista de Thorndike não é apresentado, completamente desenvolvido, em qualquer descrição abrangente. Isto é compreensível: Thorndike não se consideravaum sistematizador nem que o seu pensamento e seus escritos contribuíssem para a formação de uma escola.
De um ponto de vista sistemático, a influência de Thorndike declinou, primeiro diante doimpetuoso avanço do behaviorista na década de 1920 e, mais recentemente, quando surgiram as versões mais sofisticadas do neobehaviorismo, especialmente nos campos de aprendizagem animal e humano e dapsicologia da educação.
Hoje, o associacionismo como instrumento metodológico, se não como posição sistemática, foi incorporado na Psicologia; a associação de variáveis é geralmente como uma tarefa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Associacionismo
  • associacionismo
  • Associacionismo
  • O associacionismo
  • Associacionismo
  • associacionismo
  • associacionismo
  • Associacionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!