associacionismo

Páginas: 5 (1233 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015
Associacionismo:
1 - Em que consiste o sistema do Associacionismo?
O Associacionismo é um movimento psicológico que tem como principio a concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias, onde as idéias mais complexas provêm da associação das mais simples, ou seja, para aprender uma coisa complexa, o indivíduo precisaria primeiro aprender as idéias mais simples,que a ela estariam associadas.
A formulação de conceitos, de que a nossa complexidade de ideias vem não só dos sentidos, mas também da associação das ideais mais simples, parte desde a antiguidade com a teoria de Aristóteles (384-322 A.C) , que propusera o princípio da semelhança e do contraste, onde itens semelhantes ou opostos ou contínuos tendem a associar-se entre si, e o princípio dacontiguidade, que diz que se duas coisas são experimentadas vizinhas e no tempo, o mais provável é que sejam associadas entre si; que mais tarde seriam utilizadas pelos empiristas britânicos, tais como John Locke (1632-1704) , fundador do empirismo britânico, e mais tarde com David Hume (1711-1776) , que defendia a ideia de que o conhecimento humano está constituído exclusivamente por impressões e idéias.O associacionismo se desenvolveu como sistema a partir do empirismo, no séc. XVIII com David Hartley (1705-1757) que a partir do título de um capítulo de Locke “A Associação de Ideias”, fez sua psicologia em torno das associações formando o associacionismo como uma doutrina formal. Ele, postulava a existência de ações vibratórias no sistema nervoso, correspondente as ideias e as sensações, sendoque as sensações seriam vibrações mais intensas ,e as ideias seriam as vibrações menos intensas, danndo também explicação ao prazer , a dor nas emoções e o significado das palavras pela associação de ideias.
O associacionism britânico, deixou um legado importantíssimo para a psicologia, o pensamento e a experimentação, em termos de estímulo e resposta, tanto no modo básico de pensar ,até aquelesque assumem uma atitude mais crítica. Logo após influenciados por esse legado sugiram nomes como Hermann Ebbinghaus (1850-1909) inventor da sílaba sem sentido, Ivan P.Pavlov (1849-1936) com a descoberta do reflexo condicionado e Vladimir M.Bechterev(1857-1927) e o condicionamento motor, que foram considerados as três grandes figuras na transição do associacionismo das idéias para o comportamentomanifesto, e em seguida a psicologia sistemática de estímulo-reação de Edward Lee Thorndike (1874-1949) que representou a maior aproximação de uum sistema puramente associacionista.
2 – Expliquem o Conexismo de Thorndike, críticas e contribuições
A teoria de aprendizado de Thorndike representa a estrutura da psicologia comportamental onde o aprendizado é o resultado de associações formadas entreestímulos e respostas, tendo como base três leis primárias.
A primeira é a lei do efeito, fundamentada na polarização prazer-dor, que diz que a conexão entre um estímulo e uma reação será reforçada ou será enfraquecida de acordo com o resultado desse estímulo, se o resultado for agradavél a conexão será fortalecida, enquanto se gerar um resultado indesejável a conexão se enfraquecerá. A segunda éa lei da prontidão ou da maturidade específica, que diz que desde que um organismo esteja apto e predisposto a estabelecer a conexão entre o estímulo e a resposta o resultado será agradável e a aprendizagem efetiva; caso contrário esta não se efetivará e o resultado será desagradável. E a terceira seria a lei do exercício ou repetição,segundo a qual, quanto mais vezes for induzido umestímulo-resposta, designadamente se for acompanhado de resultados positivos, mais duradouro se tornará o conhecimento adquirido.
Assim entende-se que a teoria sugere que a transferência do aprendizado depende da presença de elementos idênticos nas situações novas e originais de aprendizado; isto é, a transferência é sempre específica, nunca geral.
Como não poderia de ser diferente essa teoria foi alvo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Associacionismo
  • associacionismo
  • Associacionismo
  • Associacionismo
  • O associacionismo
  • Associacionismo
  • associacionismo
  • Associacionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!