Associacionismo

Páginas: 1 (250 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
O ASSOCIACIONISMO
O principal representante do Associacionismo é Edward L. Thorndike, sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria deaprendizagem na Psicologia. Sua produção de conhecimento pautava-se por uma visão de utilidade deste conhecimento, muito mais do que por questões filosóficas queperpassam a Psicologia.
O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias – das mais simples àsmais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que a ela estariam associadas.
Thorndikeformulou a Lei do Efeito, que seria de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. De acordo com essa lei, todo o comportamento de um organismo vivo (umhomem, um pombo, um rato etc.) tende a se repetir, se nós o recompensarmos (efeito) assim que ele o emitir. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, seo organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência. È pela lei de efeito, que o organismo irá associar essas situações com outras semelhantes.
Exemplo: se aoapertarmos um dos botões de um rádio e formos “premiados” com música e, bem como, em outras oportunidades apertarmos o mesmo botão e novamente isso ocorrer,generalizaremos essa aprendizagem para outros aparelhos semelhantes, como toca - CD, DVD e etc.
Tanto o Funcionalismo, Estruturalismo e Associacionismo sãoperspectivas que relacionam nossas ações a eventos que ocorrem dentro do corpo, particularmente no cérebro e sistema nervoso. Portanto consideradas como fisiologistas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • associacionismo
  • Associacionismo
  • Associacionismo
  • O associacionismo
  • Associacionismo
  • associacionismo
  • associacionismo
  • Associacionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!