Associa O Raio De Luz

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 11 de junho de 2015
A Associação Raio de Luz, fundada em 12 de fevereiro de 2001 com pouco mais de 20 catadores, que tiravam seu sustento do antigo lixão do Alvarenga. Hoje alocada em São Bernardo do Campo - BairroCooperativa, é composta por aproximadamente 80 coletores de materiais recicláveis, que se uniram em busca de melhorar sua qualidade de vida e trabalho, além de ter como foco principal reciclar materiaisque degradam o meio ambiente.
MISSÃO; VISÃO E VALORES
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania coordenou a associação até 2009, que em seguida passou a ser coordenada pela Secretaria deDesenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a fim de trabalhar com a economia solidária.
Em 2010, a Associação Raio de Luz e Refazendo se uniram e formaram a primeira cooperativa de reciclagem de SãoBernardo do Campo, a Reluz. Entretanto não deu certo, pois cada grupo tinha sua especifícidade e acabaram ficando na Cooperativa Reluz apenas os cooperados da Refazendo. Até que em 2014, a Raio de Luzcomeçou um processo de Constituição da Cooperativa Coperluz com a reflexão e orientação jurídica da SBCSOL, que á partir disto conseguiram atender os aspectos legais e as exigências jurídicas.
Oempreendimento contou com a parceria da Prefeitura de São Bernardo do Campo, que disponibilizou o espaço. Só á partir de 2014 foi disponibilizado a central de triagem semiautomática que tem 3 mil metrosquadrados com capacidade para processar 100 toneladas por dia, investimento de mais de R$5,1 milhões, onde os catadores puderam ver mais um de seus sonhos realizados.
A maioria dos associados com maisde 45 anos, não sabiam ler e escrever, e com a parceria do Governo Federal com o MOVA (movimento de alfabetização), levou o projeto ler e escrever para a Associação Raio de Luz, este projeto teveduração de 8 meses, com aulas de swgunda á quinta após expediente dos trabalhadores, sendo assim a associação não arcou com investimentos iniciais, e permanece apenas se resposabilizando por despesas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raios De Luz
  • Raio de luz e feixe de luz
  • Raios de Luz
  • Raio de luz entrevista
  • Associa O
  • Associa..
  • Raio
  • Raios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!