Associação de resistores

Páginas: 6 (1275 palavras) Publicado: 8 de abril de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM
Centro de ciências exatas- departamento de física

















ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Engenharia Mecânica- 2° ano









Professor: Elói


Lays Gama -RA: 65199













Maringá,
2011

Introdução


No sistema trabalhado foi realizada associação de resistores, que permite que o valor daresistência desejada seja obtido, uma vez que nem sempre há o valor de resistência necessária disponível.
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, que indica que a diferença de potencial(V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (i), e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.




onde:

V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts
R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms
i é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères

Quando um dispositivo condutor obedece à Leide Ohm,a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada,isto é,a resistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada.
Diz-se, em nível atômico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece à Lei de Ohm quando sua resistividade é independente do campo elétrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida.
A potência P, emWatts, dissipada num resistor, é dada por:


Logo, a tensão ou a corrente podem ser calculadas a partir de uma potência conhecida.
Assim, associou-se os resistores de forma adequada no experimento tendo a resistência a seguir mostrada. Basicamente há dois tipos de associação: em série e em paralelo.
O que caracteriza uma associação em série é fato de todos os componentes serem transpassadospela mesma corrente elétrica. Este conjunto pode ser substituído por um único resistor equivalente (Req).
Como a tensão é a soma das tensões em cada resistência tem-se:


V = V1 + V2 = R1 I + R2 I = (R1 + R2) I

Onde foi usado a 1a. lei de 0hm (V=RI) para cada resistor. Comparando com a mesma lei usada para a resistência equivalente:


V = Req I


obtém-se que:


Req = R1 + R2Por outro lado, o que caracteriza resistores em paralelo é o fato de todos estarem sujeitos a mesma ddp. Por exemplo, para dois resistores (R1 e R2) ligados em paralelo, sujeitos a uma mesma ddp (V) e uma corrente total (I), também pode-se associar um resistor equivalente (Req ):

Req = R1 .R2 / (R1 + R2)

A resistência equivalente de uma associação de resistores em paralelo sempre serámenor que o resistor de menor resistência da associação.

Sistemas mistos, onde existem resistores associados em série e em paralelo no mesmo circuito, podem ser analisados separando nestes dois tipos básicos e substituindo-os por resistores equivalentes sucessivamente até obter o circuito mais simples possível.





Experimento



Inicialmente preparou-se um sistema misto, comassociações em série e paralelo, para tanto, escolheu-se cinco resistores com potências diferentes, e para que os valores destas fossem encontrados compararam-se os tamanhos dos resistores com outros de potência pré- estabelecida. Desta forma tem-se:

Potência de R1 é: 2W

Potência de R2 é: 4W

Potência de R3 é: 1/4W

Potência de R4 é: 1W

Potência de R5 é: 4W

Em que R1 está ligado emsérie, com R2, R3, R4 em paralelo, ligados a R5 em série novamente.
Há uma chave no circuito capaz de anular o R5.

Em seguida calibrou-se a fonte com o auxílio de um multímetro em 10V.

Com o sistema já em andamento mediu-se as resistências individuas de cada resistor, plugando os 2 fios, utilizados no processo, no multímetro (nos buracos designados com o símbolo Ώ o qual representa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Associação de resistores
  • Associação de Resistores
  • associação de resistores
  • associação de resistores
  • Associação de Resistores
  • Associação de resistores
  • Associaçao de resistores
  • Associação de resistores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!