ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE, PARALELA E MISTA

Páginas: 8 (1981 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FACULDADE INTEGRAÇÃO TIETÊ – FIT
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO










RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA III
associação de resistores em série, paralela e mista







Bruno O. Marino
Everton Forlevisi
Washington Santini








Tietê/SP
Outubro/2010
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 oBJETIVO 3
2.aplicações e conceitos 4
2.1 Aplicações 4
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores sãoligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal. 4
2.2 conceitos 4
2.2.1 ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE 5
2.2.2 ASSOCIAÇÃO EM PARALELO 6
2.2.3 ASSOCIAÇÃO MISTA 7
Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito. Observe na figura abaixo que os resistoresR1 e R2 estão em série e os resistores R3 e R4 estão em paralelo: 7
7
Formula para associação mista: Utilize a formula da associação em paralelo em seguida para Req. utiliza-se a fórmula da associação em série. 7
2.2.4 IDENTIFICAÇÃO DOS RESISTORES 7
3. CASOS DE ESTUDO 9
Foram apresentados cinco casos de associação de resistores, entre eles, possuemassociação em Série, Paralela e Mista. 9
3.1 caso 1 9
9
3.2 caso 2 9
9
3.3 caso 3 9
3.4 caso 4 10
3.5 caso 5 11
4. MATERIAIS E MÉTODOS 11
4.1 MATERIAIS UTILIZADOS 11
4.2 Métodos 11
5. cálculos 12
5.1 Valores obtidos 12
5.2 Valores calculados 12
6. CONCLUSÕES 14
7. Referências 158. ANEXOS 16
23

1. INTRODUÇÃO
1.1 oBJETIVO
Determinar o valor da resistência do resistor por meio do código de cores, a fim de encontrar o erro residual de cada resistor.
Determinar o erro total dos resistores de cada caso mostrado abaixo no item 3.1 a 3.5 através da propagação de erros pela associação de resistores em séries, paralela e mista.2. aplicações e conceitos
2.1 Aplicações
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações váriosresistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal.
2.2 conceitos
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa aresistência total dos resistores associados.

Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.

Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem asmesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.
2.2.1 ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE
Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica.

Formula para associação em série:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Associação mista de resistores
  • ASSOCIAÇÃO MISTA DE RESISTORES
  • Associação de resistores em série e paralelo
  • RELATORIO ASSOCIAÇÃO SERIE DE RESISTORES
  • Associação de resistores em série e paralelo
  • Associação de Resistores em Série-Paralelo
  • Associação série de resistores
  • ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES: Série e Paralelo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!