ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DO SISTEMA RESPITARÓRIO RELACIONADAS AO TRABALHO

1711 palavras 7 páginas
Saúde do trabalhador

Conforme a Política Nacional de Segurança à Saúde do Trabalhador (2004), o Ministério da Saúde (MS), da Previdência e Assistência Social (MPS) e do Trabalho e Emprego (TEM) consideram trabalhadores todos os homens e mulheres que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua maneira de inserção no mercado de trabalho, no setor formal ou informal da economia.
O sistema respiratório constitui uma interface importante do organismo humano com o meio ambiente particularmente com o ar e seus constituintes, gases e aerossóis, sob a forma líquida ou sólida. A poluição do ar nos ambientes de trabalho associa-se a uma extensa gama de doenças do trato respiratório, que acometem desde o nariz até o espaço pleural (BRASIL, 2001).
Dentre as doenças do sistema respiratório relacionadas ao trabalho se encontram:

SILICOSE

Definição
Silicose é uma pneumoconiose caracterizada pela deposição de poeiras no pulmão, com reação tissular decorrente causada pela inalação de sílica livre (quartzo, SiO2 cristalizada) (BRASIL, 2001).

Transmissão
A silicose é causada pela inalação de partículas de sílica livre (quartzo, sílica cristalina, SiO2). Constituem fatores de risco de adoecimento dependentes da exposição ocupacional: concentração total de poeira respirável; dimensão das partículas (as menores de 10 μm podem atingir os alvéolos); composição mineralógica da poeira respirável (em % de sílica livre); tempo de exposição.

Sinais e Sintomas
Normalmente indivíduos com silicose têm tosse e expectoração devido à irritação das grandes vias aéreas, no processo denominado bronquite. A silicose conglomerada pode causar tosse, produção de expectoração e dispneia. No princípio, a dispneia verifica-se só durante os momentos de atividade, mas por fim manifesta-se também durante o repouso. A respiração pode piorar aos 2 a 5 anos depois de ter deixado de trabalhar com sílica. O pulmão lesado submete o coração a um esforço

Relacionados