Assistência de Enfermagem na contaminação por Doenças Tranmissíveis

2387 palavras 10 páginas
UDF – Centro Universitário
Epidemiologia
Professor: FRANCELINO D. BRAGA JUNIOR

A assistência de enfermagem em Doenças Transmissíveis

Enfermagem – Noturno
Brasília-DF – 2013.
ENFERMAGEM
Camila Aleixo Prado e Rayanne Paulla Dourado de Oliveira
Acadêmicos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UDF.

RESUMO: O estudo busca conceituar o que é e como se dá a assistência de enfermagem em doenças transmissíveis e quais seus principais benefícios. Mostrar a importância em promover a saúde por meio de orientações sobre como prevenir a contaminação por doenças infectocontagiosas.
PALAVRAS-CHAVE: Doenças transmissíveis, prevenção e assistência de enfermagem.

ABSTRACT: The study aims to conceptualize what it is and how is the nursing care in diseases and what its main benefits. Show the importance of promoting health through guidance on how to prevent contamination from infectious diseases.
KEYWORDS: Transmissible diseases, prevention and nursing care.

1 – INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doença transmissível é toda moléstia provocada por agente infeccioso ou por seus produtos metabólicos, e que resultam da transmissão desse agente ou de seus produtos de um reservatório para um hospedeiro suscetível, seja direta ou indiretamente (ARANTES, 1983). Este artigo tem como objetivo mostrar os métodos de prevenção e assistência adotados pelos profissionais de enfermagem nas doenças transmissíveis. Tem como finalidade promover a melhoria da qualidade de vida na saúde primária. Enfatizar sobre a contaminação por meio da ingestão de alimentos contaminados e o uso de preservativos, e a higiene das mãos na assistência entre um paciente e outro. Promover a reeducação em procedimentos básicos para o atendimento de pacientes portadores de doenças transmissíveis.

2 – METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre

Relacionados