Assistentes socoais

798 palavras 4 páginas
ASSISTENTES SOCIAIS NO BRASIL
Através do CFESS, e da UFAL, durante a gestão de trabalho, direitos e democracia, buscou-se compreender, com debates, reuniões, desenvolver uma ação que atualizasse as informações e o contexto de trabalho do assistente social.
Então surge a decisão em realizar uma pesquisa sobre o perfil do assistente social, por isso o CFESS liberou categorias de estudos, para facilitar as pesquisas como: nomenclaturas, condições de trabalho, espaços sócio ocupacionais, vínculo empregatício e entre outros.
O CFESS definiu como objetivos da investigação: elaborar um perfil do profissional do serviço social, em atividade no Brasil. Para realizar a primeira etapa, os CRESS teriam que disponibilizar os inscritos e os que estavas ativos no cadastro, mas colocaram várias dificuldades e para não ficarem atrasados passaram para segunda etapa.
Na segunda etapa, eles teriam que coletar dados sobre os assistentes. A coleta foi feita através de questionários, que seriam respondidas pelos os assistentes sociais. Os questionários conteriam questões definidas, fechadas e abertas. Após o recebimento de dados, foi que procedeu a elaboração de relatórios quantitativos/percentuais, com o resultado do nível nacional e por região.
Com os questionamentos nas mãos, conseguiram ter acesso aos dados, sobre o mercado de trabalho dos assistentes sociais, por exemplo: carga horaria, salários, capacitação profissional, etc. Com a pesquisa pronta, chegaram ao resultado final. A maioria dos Assistentes sociais, são do sexo feminino com 97%, e com apenas 3% são do sexo masculino. A região com maior percentual masculino, é a região sudeste com 7%.
A pesquisa mostra que a idade que prevalece entre os assistentes sociais, é de 35 a 44 anos. A uma variedade de religiões, apontadas pelos assistentes, ainda que a religião católica seja majoritária, com 67,65%, seguida pelos os protestantes com 12,69%. Sobre a categoria étnico-racial, o objetivo foi investigar como os assistentes se

Relacionados

  • Direitos do idoso
    1217 palavras | 5 páginas
  • Trabalho de políticas sociais
    2819 palavras | 12 páginas