Assistente social 24 horas

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
ASSISTENTE SOCIAL: 24 horas Semanais
O Assistente Social é o profissional que atua junto ao paciente desenvolvendo ações integradas através do caso, grupo e comunidade visando à reinserção social do paciente.
Atividades:
- Avaliar junto à equipe se é caso para a instituição – Triagem.
- Colaborar com a equipe no planejamento e ações em Saúde Mental;
-   Interpretar para a família ouacompanhante a avaliação da instituição.
-    Discutir com a equipe os recursos a serem utilizados na comunidade.
-   Buscar diretrizes e ações que incentivem a capacitação e reinserção do
paciente na família, na comunidade e no trabalho.
-  Orientar e acompanhar a relação paciente família e vice-versa.
-  Realizar visitas domiciliares convocar a família para atividades individuais ou grupais.-   Realizar atendimento individual á família e ao paciente e família no desligamento e ou retorno ao hospital avaliando os aspectos sócios econômicos e culturais.
- Grupos de vivencia
- Realizar grupos de pacientes com alta.
- Organizar comemorações de datas festivas junto com a equipe técnica.
- Verificar os aspectos sociais que possam interferir na evolução dos casos, elaborando programaspara os que necessitam de acompanhamento mais próximo, até seu desligamento do hospital.
- Coordenar e supervisionar estágio em Serviço Social.DIRETRIZES DO SERVIÇO
Acolhida: Acolher a todos que necessitam deste serviço, sem distinção e exclusão, mantendo sua individualidade e organizando o serviço de forma que haja disponibilidade para o atendimento ou escuta imediata do usuário em situação devulnerabilidade.
Na chegada do paciente em horário comercial, (exceto urgência e emergência) a acolhida será realizada pela recepcionista da entidade, após um membro da equipe, Enfermeira, Assistente Social, Psicóloga e ou Pedagogo, irá junto com seus familiares ou acompanhante realizar uma entrevista (anamnese) de acesso para realização do tratamento.
Vinculo: Entendemos que a formação de umvínculo entre o paciente e o serviço, condição fundamental para o sucesso do tratamento. Deveremos reconhecer em cada um a capacidade crítica, sendo que o vínculo propicia um ambiente favorável para enfrentar as muitas adversidades para suportar níveis altos de angústia e falta de sentido. É um dos elementos básicos do processo terapêutico. O vínculo terapêutico é também um campo de experimentação denovos modos de vinculação, de diferenciações em relação aos padrões conhecidos e de confrontação com os modos habituais.
Responsabilidade: Integral de comprometimento e atenção aos usuários, criando suportes efetivos para as diferentes necessidades de toda população que necessitar deste serviço (crianças, adolescentes, adultos e idosos) em situação de vulnerabilidade social. Sendo que aresponsabilidade se expressa através dos princípios e valores adotados pela Instituição, sendo importante seguir uma linha de coerência entre o discurso e a ação.
Contrato de trabalho: De cuidados de direitos e deveres do usuário, família e da equipe de saúde a qual está inserida no contexto do tratamento, através da elaboração e explicação do projeto terapêutico. Este deve considerar a historia davida, a cultura e as particularidades de cada sujeito e da realidade na qual o mesmo está inserido, na sua inter-relação com a família, amigos, vizinhos, comunidade, instituições; reconhecer que cada sujeito tem um saber sobre suas fragilidades e de suas capacidades a desenvolver.
6 – MECANISMOS DE GARANTIA DOS DIREITOS DOS USUARIOS E FAMILIARES:
Consentimento Informado: Inicialmente, a prestaçãode serviços se dará juntamente com as secretarias municipais de saúde, o usuário e a família. Onde através deste vinculo, haverá a participação o comprometimento e acompanhamento direto e indireto nas atividades do programa terapêutico. Estas atividades organizam-se com base em um conjunto de valores, interesses, objetivos e crenças e individualidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mandado De Seguran A Assistentes Sociais 30 Horas
  • 24 Horas
  • Recordátario de 24 horas (Nutrição)
  • A sociedade 24 horas
  • Urina: Rotina 24 horas
  • recordatório 24 horas
  • PECA 24 Horas
  • Urina 24 horas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!