Assistencia tecnica de enfermagem na parada-cardiorespiratória

Páginas: 73 (18091 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
SOCIEDADE EDUCACIONAL CURITIBA

Assistência Técnica em Enfermagem na Parada Cardio-respiratória

CURITIBA
2008
SOCIEDADE EDUCACIONAL CURITIBA

Assistência Técnica em Enfermagem na Parada Cardio-respiratória

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Metodologia e Pesquisa em Enfermagem, do Curso de Técnico emEnfermagem, da Sociedade Educacional Curitiba, ministrado pelo Professor Doutor Alaércio Aparecido de Oliveira.

Orientador: Professor Enfermeiro Especialista Claudinei Machado Nunes.

CURITIBA
2008
TE Walter Bergson König

Assistência Técnica em Enfermagem na Parada Cardio-respiratória

Objetivo: Verificar possíveis causas complicadoras para o técnico deenfermagem na realização de procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar e, na orientação, dos procedimentos realizados nas situações de parada cardio-respiratória, com base nos protocolos da American Heart Association – AHA e do International Liaison Committee on Resuscitation – ILCOR.

SOCIEDADE EDUCACIONAL CURITIBA

Pesquisa em Enfermagem do Curso Técnico em Enfermagem.

Data deaprovação:________________ de ______________ de ___________

Prof.(a):
____________________________________________________________

___

Prof.(a):
____________________________________________________________

___

Prof.(a):
____________________________________________________________

___

Algumas pessoas marcam a nossa vida para sempre, umas porque nos vãoajudando na construção, e outras porque nos desafiam a construí-los.

Aos colegas e professores que acreditaram na viabilidade deste trabalho, e a todas as pessoas que participaram direta ou indiretamente na realização deste.

Ao Professor Enfermeiro Especialista Claudinei Machado Nunes e ao Professor DR. Alaércio Aparecido deOliveira pela orientação na elaboração deste trabalho, e pela lapidação do conhecimento adquirido no decorrer do curso;

Especial agradecimento a todas as pessoas que colaboraram como sujeitos da pesquisa.

“Não há derrota que derrote quem nasceu para vencer.”

Desconhecido
RESUMOCertamente qualquer pessoa, pode deparar-se, a qualquer momento com alguém sendo vítima de um evento cardíaco. Recordar esses momentos e lembrar quantos pacientes foram reanimados com sucesso e tiveram alta hospitalar, lúcidos e deambulando, trás uma sensação de conforto para a equipe, pois o legado maior é devolver a vida ao outro, utilizando-se do recurso da ciência e do conhecimento. Você selembra de algum caso? Infelizmente, este grand finale é bastante raro na prática de saúde, em virtude de elementos dificultadores para esta prática.
É claro que uma boa parte dos casos de parada cardíaca, especialmente quando ocorrem no ambiente intra-hospitalar, ocorrem em pacientes com uma doença de base grave, como a sepse, o choque cardiogênico, a insuficiência cardíaca terminal, aembolia pulmonar maciça, entre outras. Estes pacientes irão falecer mesmo com o melhor atendimento possível à parada cardíaca.
Contudo, em muitos casos, seria possível recuperar o paciente com mínima ou nenhuma seqüela se as manobras de reanimação fossem executadas corretamente e no tempo certo. Porém, existe um grande déficit de recurso de informação, tanto da equipe de enfermagem, quantode médicos, na execução de tais procedimentos. Esta é uma importante razão para o insucesso na garantia da manutenção da vida.
Esta realidade necessita de medidas urgentes para ser mudada! Apesar de todos os elementos que dificultam os procedimentos realizados pelo técnico em enfermagem durante uma parada cardio-respiratória. O foco deste estudo é verificar tais causas e, apresentar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • assistência de enfermagem na parada cardiorespiratória
  • Assistencia tecnica a parada cardirrespiratoria
  • Parada cardiorespiratória
  • Parada cardiorespiratória
  • Parada Cardiorespiratória
  • Parada cardiorespiratoria
  • PARADA CARDIORESPIRATÓRIA
  • Parada cardiorespiratória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!