assistencia de enfermagem no pré natal

Páginas: 23 (5536 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM





ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL




Sorocaba
2014
Introdução
A assistência ao pré-natal vem abrangendo muito em questão da mortalidade no país sendo um bom indicador para a avaliação das condições de saúde, a população e o grau de desenvolvimento da sociedade. Um estudo indica que 141países demonstraram, nos países desenvolvidos, a média 7 mortes maternas em 100mil nascidos vivos. Diante da gravidade do problema a redução da mortalidade está entre as principais metas discutidas, considerando as causas relacionadas as doenças hipertensivas e as síndromes hemorrágicas. As doenças hipertensivas determinam o maior número de óbitos perinatais além do aumento significativo dos neonatoscom sequelas decorrentes da hipóxia cerebral.
No que se refere especificamente a atenção do pré natal destaca-se a importância da atuação da enfermagem entre os profissionais que prestam serviços e cuidados de saúde a mulher no ciclo gravídico-puerperal podendo contribuir significativamente para a diminuição dos índices de mortalidade materna e perinatal no Brasil.

Atenção ao Pré-Natal noBrasil

A proporção em gestantes com mais de 6 consultas pré-natal vem aumentando entre 1998 e 2005. Esse fato é evidenciado pelo grande número de incidências de sífilis congênitas, estimadas em 12 casos a cada 1.000 nascidos vivos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Primeira consulta de pré-natal até o 4° mês de gestação.
No mínimo seis consultas de pré-natal (uma no primeiro trimestre, duas nosegundo e três no terceiro trimestre).
Uma consulta puerperal com até 42° dias após o parto.
Exames laboratoriais:
- Primeira consulta e correto pedir tipagem sanguínea, VDRL, Urina I, glicemia de jejum, hemograma completo, HIV, toxoplasmose, HbSAg, colpocitologia oncótica e protoparasitológico.
Por volta da 30ª semana é colhido novamente VDRL, Urina I, e glicemia de jejum.
Atualmente, segundoprotocolo de assistência pré-natal do município de Sorocaba, preconiza-se a coleta de EGB (Streptococcus beta hemolítico- bactéria altamente infectante encontrado na região vaginal e anal da gestante podendo ser transmitida ao feto no momento do nascimento, sendo uma das causas de morbidade neonatal) por volta de 35-36 semanas de gestação.
A aplicação de vacinas antitetânicas até a segunda dosedo esquema recomendado ou de reforço em mulheres já imunizadas.
Importante também as atividades educativas.
Classificação de riscos gestacionais em todas as consultas.
Garantindo o vínculo e atendendo as gestantes de classificações de alto risco para o atendimento ambulatorial e hospitalar.

Há evidencias que a maioria das puérperas retornam ao serviço de saúde no primeiro mês com apreocupação com as vacinas do RN, desconhecendo a importância das consultas puerperal.

Objetivo
O objetivo do pré-natal está relacionado ao bem estar da gestante, prevenir, identificar, corrigir as anormalidades maternas e fetais que possam afetar a gravidez. Orientar a gestante sobre a gravidez, trabalho de parto, o parto, os cuidados, com os recém nascidos, e autocuidado para sua melhor saúde.Promover um suporte para a gestante o seu companheiro a família para que possam se adequar a gestação e seus desafios.


Processo de enfermagem no pré-natal
O protocolo de levantamento de dados da gestação trata-se do levantamento de registros de informações que possibilitam estabelecer diagnósticos de enfermagem, que são de extrema importância para o planejamento do cuidado. O processo deenfermagem está relacionado, Avaliação inicial e levantamento de dados, identificação dos problemas, diagnósticos, planejamento do cuidado, intervenção e avaliação do resultado.

Desenvolvimento da consulta de Enfermagem- O Acolhimento.
Com a confirmação da Gravidez necessita-se que inicie o pré-natal o mais rápido possível. Algumas gestantes desconhecem os serviços de pré-natal e acabam não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistencia de enfermagem no pre natal de risco
  • A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL COM A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM QUALIFICADA E HUMANIZADA
  • Assistencia de enfermagem no pre natal em comunidades ribeirinhas
  • Assistência de Enfermagem no Pré-Natal de Baixo Risco
  • Assistência de Enfermagem no pré-natal de baixo risco
  • Assistência no Pre Natal
  • assistência ao pre natal
  • Assistencia ao pré natal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!