assistencia de enfermagem bilirrubina em rn

Páginas: 8 (1890 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
O projeto do Curso foi elaborado com base no Parecer CNE/CES Nº:1.133/2001, relatado pelo Conselheiro Éfrem de Aguiar Maranhão e aprovado em 7 de agosto de 2001, que estabelece o arcabouço legal para fundamentar o curso de Enfermagem, e pela Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem
OBJETIVOS DO CURSOO curso de graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência visa garantir Formar enfermeiros, centrados nas ações do cuidar humanizado e com qualidade, visando o ser humano nos aspectos sociais, econômicos, espirituais, psicológicos e culturais, fundamentado nos princípios da bioética.
Formar enfermeiros capazes de identificar novas situações e tomar decisões, atuar em Serviços de Emergência,Pronto Socorro e Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar, promovendo a melhoria da assistência de enfermagem prestada ao paciente com risco iminente de vida.
Fomentar a pesquisa e a extensão, por meio de projetos, com a participação discente do curso e de outros cursos da área da saúde, docentes e profissionais que atuam nas unidades de práticas, produzindo conhecimentos que favoreçam acomunidade, visando sua qualidade de vida.
A organização didático-pedagógica dos módulos nos eixos temáticos que os congregam atende aos princípios da hierarquização, da contextualização e da interdisciplinaridade, constituindo módulos teóricos, módulos teórico-práticos e módulos práticos.
Os conteúdos curriculares dos módulos estão articulados de modo a permitir o desenvolvimento da capacidade críticado estudante na análise da realidade com a sustentação metodológica da problematização, incentivando a busca da atuação ética compromissada com a inclusão social e a transformação do modelo assistencial em saúde, por meio do desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanísticas.
Público-alvo
Pessoas que tenham o nível médio ou antigo 2º grau concluído e que pretendam trabalhar emServiços de Urgência e Emergência Intra ou Pré-hospitalares.
Áreas de atuação
Saúde / Enfermagem.
Diferenciais do curso
Conta com matriz curricular diferenciada: Saliente a importância da atuação do enfermeiro nas situações de urgência e emergência. Conta com corpo docente qualificado e atuante na área. O curso trabalha tanto a parte teórica quanto pratica das ações do enfermeiro nas diversassituações de risco ao paciente critico.
O currículo foi concebido em 06 (seis) eixos temáticos, cada um agrupando conteúdos específicos, porém relacionados entre si, distribuídos ao longo dos 08 (oito) períodos do curso de forma organizada e sempre buscando manter a inter-relação entre os conteúdos de cada período a seguir:
EIXO TEMÁTICO/ SEMESTRE/ CARGA HORÁRIA
Categoria da Atividade CargaHorária
Conhecimento teórico 1.600h
Estudos temáticos   80h
Conhecimento prático 1.380h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e II 800h
Trabalho de Curso (TC) 120h
Atividades Acadêmicas complementares 287h
TOTAL 4.267h
 
.
MATRIZ CURRICULAR
EIXO TEMÁTICO: ENFERMAGEM NO CONTEXTO POLÍTICO, ANTROPOLÓGICO E PSICOSSOCIALMÓDULOS Carga Horária CHModular N° alunos EMENTÁRIO T P T P 1º PERÍODO Correntessócio-filosófico-antropológicas e suas influências na ciência da saúde 80 - 80 50 - Correntes sócio-filosóficas e antropológicas e suas influências na ciência da saúde, os símbolos naturais: práticas místicas, rituais, tabus e religiosidade no cuidado à saúde. Fenômenos psicossociais contemporâneos e representações do corpo 80 - 80 50 - Fenômenos psicossociais contemporâneos relativos ao corpo, à vida,à doença, à dor e à morte. Aspectos psíquicos do comportamento humano, a organização estrutural da vida psíquica e as características psicológicas das diferentes fases da vida humana. Organização social e profissional da prática em saúde 80 40 120 50 12 História da organização social e da prática em saúde, enfatizando a Enfermagem e a realidade sócio-econômica, cultural e sanitária do Estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RN NO BERÇÁRIO
  • Assistência de enfermagem ao RN portador de gastroquise e onfalocele
  • Assistência ao rn
  • A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM AO RN ACOMETIDO DE FENDA PALATINA E LÁBIO LEPORINO
  • Assistencia de enfermagem/assistencia a saude
  • ASSISTENCIA ENFERMAGEM
  • Assistência a Enfermagem
  • Assistencia de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!