ASSIST NCIA DE ENFERMAGEM NA PR ECL MPSIA E ECL MPSIA

3662 palavras 15 páginas
FRANCIELE JOSEFA COSTA – RA: 1062211
Enfermagem

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE EM SITUAÇÃO DE PRÉ-ECLÂMPSIA E ECLÂMPSIA

Orientadora: Profª. Ms. Juliana Villela Bueno

Claretiano Centro Universitário

BATATAIS
2014
Assistência de enfermagem a gestante em situação de pré-eclâmpsia e eclâmpsia

RESUMO
Algumas síndromes hipertensivas podem se desenvolver durante a gestação, dentre elas estão a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, sendo estas umas das principais causas de morbimortalidade materna e fetal. Este trabalho objetiva abordar sobre a assistência de enfermagem a estas gestantes e ressaltar a importância do pré-natal neste ciclo gravídico puerperal. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica utilizando a base de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE juntamente com livros, revistas e jornais. A assistência de enfermagem consiste em aferição da pressão arterial de forma sistemática, inspeção de edemas de membros inferiores, ausculta do BCF, avaliação de exames laboratoriais atentando-se para proteinúria e orientar repouso em decúbito lateral esquerdo. Pode-se concluir que o pré-natal realizado de forma correta colabora de forma importante na evolução da gestação, pois através deste é possível orientar estas quanto as possíveis complicações e esclarecer dúvidas a fim de evitar agravantes e desfechos negativos na mãe e no feto.

Palavras-chave: pré-eclâmpsia, eclâmpsia, assistência enfermagem, pré-natal.

I. INTRODUÇÃO
A gestação compreende um período de diversas mudanças para o organismo da mulher, caracterizado como um fenômeno fisiológico, porém em algumas gestantes podem ocorrer alguns agravos durante este percurso, colocando em risco tanto a saúde da mãe quanto a do feto (CHAIM et al, 2008).
Dentre estas doenças maternas que podem ocorrer neste período gravídico, os distúrbios hipertensivos no Brasil compreendem 7,5% das gestações (FREITAS et al, 2006).
Estes distúrbios hipertensivos que podem ocorrer na gestação são

Relacionados

  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas