Assistência

Páginas: 6 (1410 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO COMUNIDADE EVANGÉLICA ALABASTRO DE FEIRA DE SANTANA.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO REFERENTE AO CAMO DE ESTÁGIO

UNSTITUIÇÃO: A CEAFS (Comunidade Evangélica Alabastro de Feira de Santana)
ENDEREÇO: Rua Georgina Erismam- Centro, n 31
TELEFONE: (75) 81121013
SUPERVISORA PEDAGÓGICA: Ana Claudia Pereira
SUPERVISORA TÉCNICA: Luciana de Oliveira CoelhoCORDENADORA: Matilde silva

INTRODUÇÃO

Segundo a Constituição Federal de 1988 a Assistência Social tem por finalidade proteger a família, a maternidade, crianças, adolescente, idosos e deficientes, sendo um direito do indivíduo garantido pelo Estado, tendo isso reforçado pelas diretrizes e princípios proposto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) que prevêem alterações fundamentais no sentidogarantir direitos sociais ao cidadãos.
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) rompe com a visão fragmentada das ações de assistência social (deficiente, idoso, criança, família, população de rua) e passa a defini-las e classificá-las de acordo com o nível de proteção social (básica e especial), considerando a situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal do sujeito.
O presentetrabalho tem a finalidade de apresentar um roteiro de análise da Instituição Comunidade Evangélica Alabastro de Feira de Santana (CEAFS) .

1- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Comunidade Evangélica Alabastro de Feira de Santana (CEAFS) é uma Organização não Governamental (ONG), a qual, em suas diretrizes e princípios propostos, é reconhecida com uma utilidade Pública Municipal e Estadual em diacom suas obrigações civis, funcionando como albergue para moradores de rua e casa de passagem para aqueles que se encontra em situações semelhantes. Na CEAFS existe grande articulação entre a sociedade e a política social, desenvolvendo assim, um trabalho de Assistência, tendo total autonomia em desenvolver projetos para subsidiar tais indivíduos, no qual, através dele, a sociedade civil vembuscando crescimento nas suas conquistas e propondo alternativas para erradicação e combate das mazelas sociais.
A influência das demandas sociais se dá pelo controle, juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Social, através da procura e encaminhamentos, o qual proporciona uma maior visibilidade e transparência na administração, garantindo o funcionamento e atendimentos das demandas sociais. Háuma grande aceitação da população beneficiada pela proposta da instituição com elevado grau de satisfação de alguns e de outros nem tanto, pois muito não entendem as dificuldades e demoras das resoluções de algumas demandas que muitas vezes não depende só do empenho da Assistente Social.

1.2 ASPECTOS ESTRUTURAIS

A casa Alabastro há 06 anos já funciona como albergue, acolhendo acompanhantes epessoas em tratamento médico continuado, que não dispunham de meios para hospedagem e alimentação em Feira de Santana, todos provenientes de outros Estado e cidades da Bahia. A mesma também realizava mutirões de ações sociais nos bairros e em outras cidades, através de palestras informativas com profissionais de diversas áreas, oferecendo os seguintes serviços: corte de cabelos, aferição depressão, palestra de visitação hospitalar, entre outros.
Hoje ainda continua sendo uma de acolhimento, tendo a missão de albergar pessoas em situação de rua, mas com diferentes funções, ou seja, o indivíduo necessitado tem direito a alimentação, produtos de higiene pessoal, encaminhamentos de passagem para a sua cidade de origem, participação às políticas de Assistência, tudo isso com a parceria daSecretária de Desenvolvimento Social.
Esta proposta abrange a comunidade de Feira de Santana e região como:
Serrinha, Antônio Cardoso, Santo Estevão, Conceição do Jacuípe entre outras. Tem como objetivo esclarecer e ampliar os serviços de assistência prestados a comunidades, em especial aqui, pessoas em situação de rua, realizando esclarecimento de seus direitos e posteriormente os devidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASSISTENCIA
  • Assistencia
  • assistencia
  • assistencia
  • assistencia
  • ASSISTÊNCIA
  • Assistencia
  • assistencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!