Assistência ventilatória

Páginas: 4 (911 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2013
MODOS DE ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA
Assistência ventilatória pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou ventilação dos pacientes portadores de insuficiência respiratória aguda,de maneiraartificial, até que eles estejam capacitados a reassumi-las.
O CICLO RESPIRATÓRIO
Didaticamente, o ciclo respiratório, durante ventilação com pressão positiva, nas vias aéreas, pode ser dividido emquatro fases:
-Fase inspiratória: o respirador deverá insuflar os pulmões do paciente, vencendo as propriedades elásticas e resistivas do sistema respiratório. Ao final da insuflação pulmonar, umapausa inspiratória poderá, ainda, ser introduzida, prolongando-se a fase, de acordo com o necessário para uma melhor troca gasosa.
-Mudança da fase inspiratória para a fase expiratória:o ventiladordeverá interromper a fase inspiratória(após a pausa inspiratória, quando ela estiver sendo utilizada) e permitir o início da fase expiratória; é o que se chama de ciclagem, dispondo-se hoje de ciclagempor critérios de pressão,fluxo, volume e tempo.
-Fase expiratória: o ventilador deverá permitir o esvaziamento dos pulmões, normalmente, de forma passiva.
- Mudança da fase expiratória para a faseinspiratória:essa transição pode ser desencadeada pelo ventilador ou pelo paciente. É o que se chama de ciclo respiratório, dispondo-se, hoje, de mecanismos de disparo por tempo, pressão ou fluxo.Naobservação do ciclo respiratório mecânico,uma série de parâmetros ventilatórios podem ser identificados.
-Volume Corrente (VT): corresponde ao volume de gás movimentado durante uma respiração.-Freqüência Respiratória (f): número de incursões respiratórias que o paciente apresenta por minuto.
-Volume Minuto (VE): volume total de gás mobilizado durante um minuto.
-Tempo Inspiratório (TI): tempo queleva para a inspiração se completar.
-Tempo Expiratório (TE): tempo gasto para a expiração se completa.
-Fluxo inspiratório (VI): volume de gás que passa pela via de saída inspiratória do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistencia ventilatoria em uti
  • Assistência
  • ASSISTENCIA
  • Assistencia
  • assistencia
  • assistencia
  • assistencia
  • ASSISTÊNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!