Assistência para idosos institucionalizados

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

IZANDRA VITTÓRIA SANTANA DA SILVA

A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

FEIRA DE SANTANA/BA
2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

IZANDRA VITTÓRIA SANTANA DA SILVA

A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DELONGA PERMANÊNCIA

Anteprojeto de pesquisa orientado pela professora Carmem Lieta Santos como avaliação da I e II Unidade da Disciplina de Trabalho Interdisciplinar Dirigido IV referente ao 4º semestre do curso de Enfermagem.

FEIRA DE SANTANA/BA
2013
SUMÁRIO
PÁG
1. TEMA ___________________________________________________ 1
2. INTRODUÇÃO___________________________________________3
3. RELEVÂNCIA____________________________________________ 4
4. OBJETIVOS _____________________________________________4
5. REFERENCIAL TEÓRICO__________________________________ 5
6. METODOLOGIA__________________________________________ 7
7. CRONOGRAMA__________________________________________ 7
8. ORÇAMENTO ___________________________________________ 8
9.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS___________________________ 9

1. INTRODUÇÃO
Mundialmente há um constante aumento da população idosa existente. O Estatuto do Idoso (PAIM/1997) declara que pessoas com faixa etária com mais de 60 anos são consideradas idosas. Ao envelhecer passamos por um processo de acumulação, ao longo dos anos tudo pelo que passamos e somos submetidos vem a ser um processosomatório, o qual não pode ser subtraído, podendo isso acarretar processos patológicos ou não-patológicos. Por conta dessa sobrecarga de acontecimentos muitas vezes o idoso acaba por não ter mais força ou destreza em suas atividades, tornando por sua vez dependente de outros que na maioria das vezes é a família que se encarrega do papel de cuidador. Na maioria das vezes esse cuidador é do sexo feminino,seja a, esposa, a filha, a irmã; a qual geralmente leva uma imagem cultural de cuidado, ou seja, desde os primórdios a imagem de cuidador é exercida por mulheres, que tem como papel auxiliar nas atividades seja elas básicas como o preparo de uma comida, ou então atividades mais complexas como vestir o idoso ou até mesmo ser responsável pela sua higiene. Porém, com o passar dos anos o estilo devida mudou e o modelo de família também, há muitos casais divorciados e famílias cada vez menores e isso acaba levando a muitos familiares a institucionalizar seus idosos por questões de não haver tempo para prestar esse cuidado e também por não ter quem o preste.
Nessas instituições o enfermeiro tem papel fundamental tanto no cuidado do idoso como também prestar assistência psicossocial,não somente prover o necessário para as suas necessidades básicas humanas, partindo desse princípio embasa-se o estudo frente a essa questão norteadora: Como se dá o cuidado do enfermeiro diante das necessidades psicossociais em idosos internados em instituições de longa permanência?
2. RELEVÂNCIA
A justificativa para o inicio desta discussão advêm de uma preocupação com a população idosa eminstituições de longa permanência. Os maus tratos cada vez mais freqüentes, a situação de abandono a qual se encontram sem nenhum amparo emocional, isso fez-se um objeto de reflexão, de como nós enfermeiros podemos amenizar essas angústias e de como podemos tratar esses idosos de uma forma eficaz e justa, não somente disponibilizando assistência mas atenção e afetividade para com eles.
3.OBJETIVOS3.1 Objetivo Geral
Identificar os problemas ocasionados ao idoso pela sua institucionalização, esclarecendo como o enfermeiro pode identificar esses problemas que muitas das vezes estão ocultos aos olhos dos profissionais, levando a terem uma maior atenção para diagnosticá-los em tempo, para que não ocorram danos maiores tanto psíquicos ou físicos.

3.2 Objetivo Específico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o idoso institucionalizado
  • idoso institucionalizado
  • O idoso institucionalizado
  • Idoso institucionalizado
  • idosos institucionalizados
  • A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO EM INSTITUIÇÕESDE LONGA PERMANÊNCIA
  • idoso institucionalizado
  • Idoso Institucionalizado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!