ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA CRIANÇA PORTADORA DE ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE: ESTUDO DE CASO

Páginas: 13 (3037 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO

O estudo de caso foi baseado em um cliente internado na ala da pediatria na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) entre os dias 17 a 23/11/2012. Diante da integridade do processo de enfermagem, foi elaborado um plano assistencial a ser colocado em prática, o qual será apresentado neste estudo de caso, visando enriquecer o trabalho, realizando pesquisas bibliográficas.
Foifeita a avaliação de uma criança, com diagnóstico de Anemia Hemolítica Auto-imune, através da implementação do processo de enfermagem embasado em NANDA, NIC, NOC e também pelo processo de enfermagem de Wanda Horta.
A anemia hemolítica auto-imune (AHAI) consiste de um grupo de doenças cuja característica comum é a presença de auto-anticorpos, os quais se ligam aos eritrócitos e diminuem o tempo desobrevida dessas células, por meio de sua remoção da circulação pelos macrófagos do sistema retículo-endotelial. A ocorrência de AHAI em crianças e adolescentes é rara, sendo a incidência exata desconhecida, mas estima-se que seja de 0,2 por 1.000.000 indivíduos menores de 20 anos. O pico de incidência ocorre entre os pré-escolares. É mais comum no sexo masculino em adolescentes. (OLIVEIRA,2006)
Segundo Barbot, uma vez identificada uma AHAI é importante caracterizá-la no sentido de avaliar sua gravidade e prognóstico, dentro de um aspecto clínico variado que pode ir das formas leves às que condicionam risco de vida, das formas agudas e autolimitadas às crônicas e recidivantes. Podem ainda ser primárias, se o eritrocito é o único alvo da auto-imunidade, ou secundárias, quando seintegram à patogenicidade de uma doença mais generalizada.
O teste da antiglobulina direta (teste de Coombs direto) identifica a presença de anticorpos ou complemento ligados à superfície das hemácias do cliente.
Diante do que foi explanado sobre a patologia em estudo, percebe-se que a enfermagem é o instrumento de assistência mais próximo ao cliente, e tem por objetivo prestar os cuidadosprescritos pela equipe médica, bem como implementar a atenção com olhar diferenciado, que além de procurar estabelecer o conforto e o bem estar, também se destaca por dar orientações pertinentes a situação.
O estudo de caso foi desenvolvido para que a Sistematização da Assistência de Enfermagem possa estar sendo posta em prática ofertando um cuidado holístico ao cliente. A Sistematização da Assistênciaestá ligada a um conjunto de ações que tem por finalidade colher a história do cliente, captar os problemas e os possíveis problemas, para então se traças um plano de cuidados, coloca-los em prática, para promover o bem estar do paciente. As etapas do Processo de Enfermagem são: histórico (entrevista e exame físico), diagnóstico de enfermagem, planejamento e implementação da assistência e evoluçãode enfermagem (COREN, 2000 e POTTER; PERRY, 1998).
Este estudo de caso mostra a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem para uma melhor prestação de cuidados ao cliente, uma vez que, possibilita a equipe de enfermagem uma maior aproximação com a pessoa a ser cuidada, facilitando assim tanto na interação profissional-paciente, como nos resultados almejados pela equipe, que épromover uma boa recuperação do cliente.
De acordo com Andrade e Vieira, (2005) a realização do processo de enfermagem proporciona ao enfermeiro a possibilidade da prestação de cuidados individualizados, direcionada nas necessidades humanas básicas, podendo orientar tomadas de decisão em diversas situações vivenciadas pelo enfermeiro enquanto gerenciador da equipe de enfermagem. O processo deenfermagem é “baseado em princípios e regras que são conhecidos por promover cuidado de enfermagem eficiente” (LEFEVRE, 2000). O enfermeiro é um educador por natureza que, ao sistematizar e individualizar o cuidado e voltar-se não somente para a doença, pode desempenhar influência sobre o estilo de vida das pessoas, fazendo-as sujeitos de suas próprias decisões e incentivando toda sociedade para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anemia hemolitica auto imune
  • Anemia Hemolítica Auto Imune
  • Anemia hemolitica auto-imune: aspectos serológicosos seroló
  • Assistencia de enfermagem a criança portadora de câncer
  • Estudo de caso e assistência em enfermagem
  • Caso clínico anemia hemolítica
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM NEONATO COM PREMATURIDADE EXTREMA: ESTUDO DE CASO.
  • Assistência de enfermagem a um paciente politraumatizado: um estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!