Assistência de enfermagem a criança e ao adolescente vitima de violência sexual

Páginas: 10 (2417 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE VITIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Eliane da Silva¹
Ilana Brito¹
Mariana Gonçalves¹
Rita Virginia Cabral¹
Rossana Maria Temoteo de Lavor¹
Singrid Ramos²

RESUMO

Mundialmente a violência sexual contra crianças e adolescentes infelizmente vêm em crescimento. A violência traz com sigo aspectos quantitativos e qualitativos. Passar a existir nasociedade por meio de ações que se interligam, interagem e se fortalecem por meio de métodos e coerção que oprimem os indivíduos. Diversos problemas atrapalham o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, como também, o posicionamento dos profissionais da saúde, especificamente neste estudo da enfermagem, que muitas ocasiões envolvidas pelo medo e pelo desconhecimento dareal intensidade e impacto desses acontecimentos na sociedade, nas famílias e na vida de crianças e adolescentes. O presente estudo buscou impulsionar uma reflexão referente à violência sexual contra crianças e adolescentes, enfocando a desempenho do enfermeiro em sua prática profissional. Trata-se de estudo bibliográfico, por meio, de fontes como livros e artigos eletrônicos, abrangendo os anos de2008 a 2013. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e modalidade temática. Diante das informações coletadas, conclui-se que o profissional de enfermagem deve estar apto a cuidar da criança e do adolescente com base no que se mostra nas leis que os protegem, contudo com um cuidado humanizado, que vai além da técnica, mas sim, envolvendo o emocional da criança, equipe e família.Sendo este aspecto um grande diferencial na atuação profissional junto a este que na maioria dos casos se encontra fragilizado com o ocorrido.

Descritores: Violência sexual; Criança; Adolescente; Papel do profissional de enfermagem.

_______________________________________________
¹ Discentes do V eixo do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula – FESVIP
² Docentedo Curso de Graduação de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula – FESVIP

1. INTRODUÇÃO

No Brasil, a violência é assinalada, desde a década de 1970, como uma grande causa de morbi-mortalidade, despertando o setor de saúde, uma grande preocupação com essa temática que, progressivamente, deixa de ser considerada uma problemática exclusiva da área social e jurídica para sertambém incluída no universo da saúde pública (SARTI,2009).
A infância e a adolescência são compreendidos como momentos da vida em que o individuo estão em constante crescimento e aprendizado, com base em seu mundo, seja ele real ou fantasioso, eles envolvem a imaginação, tornando a criança capaz de materializar e, ao mesmo tempo, fantasiar sobre o cotidiano que vivencia (WOISKI E ROCHA, 2010).
Aenfermagem, que por muitos autores é denominada como a ciência do cuidar, traz, ao longo dos anos, a discussões sobre sua prática, destacando que o cuidar é um processo e, dessa forma, em evolução e sujeito às alterações que ocorrem na sistemática de saúde e no modo de significância para o ser cuidado (MORAIS; MONTEIRO; ROCHA, 2010).
A problemática em tese exigi minucioso cuidado e ética, porter como objeto direto seres tão vulneráveis. Ao discutir tal tema, percebe-se a importância de citar o art. 5 do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, que relata que a criança ou adolescente não será objeto de qualquer forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, e ainda acrescenta que qualquer atentando, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentaisde qualquer ato anteriormente descrito será punido na forma da lei (BRASIL, 2012, [n.p.]).
O presente artigo tem por objetivo promover a reflexão da temática abordada, na busca de ampliar compreensão da natureza, o alcance e as causas da violência sexual a crianças e adolescentes, enfatizando a participação assistencial do profissional de enfermagem.

2. PERCURSO METODOLÓGICO

Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vítima da violência exploração e abuso sexual crianças e adolescentes
  • Crian As E Adolescentes Vitimas De Violencia Sexual
  • Violência Sexual contra crianças e adolescentes.
  • violencia sexual contra crianças e adolescentes
  • Violência sexual contra crianças e adolescentes
  • Violencia sexual contra criança e adolescentes
  • Violência Sexual Contra Criança e Adolescente
  • violência sexual contra crianças e adolescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!