Assistência de enfermagem na saúde do idoso: Cuidados e a falta de humanização ao idoso em ambiente hospitalar.

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014


























Assistência de enfermagem na saúde do idoso: Cuidados e a falta de humanização ao idoso em ambiente hospitalar.

1. INTRODUÇÃO
As pessoas da terceira idade estão mais vulneráveis a adquirir doenças devido a uma série de fatores decorrentes ao longo da vida, por isso necessitam de mais cuidados em relação às pessoas mais jovens. Mas narealidade não é isso que ocorre, pois os enfermeiros e os demais profissionais de saúde prestam cuidados de forma apressada, e muitas vezes desqualificada, utilizando a justificativa de que há falta de tempo, a rotina é estressante e a demanda de pacientes é maior do que a de funcionários.
Dentre as profissões da área da saúde a enfermagem é a que está mais próxima do paciente. Sendo assim, ahumanização promove um encontro entre enfermagem e paciente, onde se pode presumir o contato claro, aberto e amoroso. Entretanto, a falta desse tipo de tratamento humanizado pode ocasionar o agravamento do quadro clínico do idoso.
Ao longo deste trabalho será debatido, com clareza, a necessidade que o idoso tem de uma atenção diferenciada, a falta desse tipo de atenção e o porquê dessa ausência decuidados especializados, de forma que desperte a reflexão da sociedade.

2. A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO IDOSO
A Enfermagem é uma profissão que, no campo da saúde, deveria estar apta a desenvolver ações efetivas e de impacto na atenção à vida e saúde do idoso. O assistir envolve o profissional em suas interações pessoais e ambientais, identificando dificuldades no atendimento dasnecessidades básicas e estabelecendo intervenções com vistas a minimizar ou solucionar tais questões.
A enfermagem é a parte integrante da equipe de saúde, pois o ser humano tem necessidades humanas básicas que precisam ser atendidas para seu completo bem-estar. O conhecimento do ser humano a respeito do atendimento e suas necessidades é limitado por seu próprio saber, exigindo, por isto, o auxilio deprofissional habilitado. Todos os conhecimentos e técnicas acumuladas sobre a enfermagem dizem respeito ao cuidado do ser humano. A enfermagem assiste o cliente valendo-se para isto dos conhecimentos e princípios científicos das ciências físico-químicas, biológicas e psicossociais. As necessidades são universais e comuns a todos os seres humanos; O que varia de um individuo para outro é a suamanifestação e a maneira de satisfazê-la ou atendê-la. (LOBATO 2004, p.101).
Em alguns casos se tratando de idosos, existem algumas desigualdades em relação ao tratamento dos enfermos, pois nem todos têm condições de se tratarem em hospitais particulares e recorrem ao único meio que há, que é o de cuidados públicos, cuidados esses que os órgãos públicos deixam a desejar, por falta de estrutura e deprofissionais qualificados. Alguns podem chegar a óbito por falta de cuidados por parte da equipe.
Os enfermeiros valorizam a componente humana do cuidar, mas reconhecem que a sua prática se centra na técnica. A maioria dos cuidados de enfermagem, dirigidos a pessoas idosas, centra a técnica e as rotinas, que os enfermeiros se esforçam por efetuar de forma humanizada. Tal ocorre essencialmente porfalta de tempo e recursos humanos. Segundo Faleiros (1997,p.210), “o cuidador apresentará muitas vezes a necessidade de incorporar a nova realidade ao seu cotidiano, muitas vezes árdua e desgastante, conforme o que o idoso doente apresenta, e conviver com ela”.
É extremamente necessário ao idoso um atendimento completo, não só a ausência da doença, mas também conforto, segurança, prioridade,excelência na qualidade do cuidar e toda equipe proporcionar bem-estar principalmente no período de internação com cuidados específicos.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DO IDOSO
O enfermeiro, como qualquer pessoa, encontra-se impregnado dos valores da sociedade na qual está inserido, influenciando sua maneira de cuidar. No entanto, o cuidado tem significado próprio para cada um, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protocolo de enfermagem a assistencia da saúde do idoso
  • Cuidados de enfermagem na assistência ao idoso portador de hipertensão arterial
  • Humanizacao da assistencia ao idoso
  • Assistência de enfermagem a idosos
  • enfermagem no cuidado humanizado como idoso
  • Cuidados de enfermagem ao adulto e idoso
  • A enfermagem e o cuidado do idoso dependente
  • O exercicio da enfermagem na assistencia ao idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!