ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM

Páginas: 10 (2277 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2013

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM
ICTERÍCIA NEONATAL





Resumo: Este trabalho tem por objetivo destacar a importância do atendimento imediato de enfermagem as crianças portadoras de icterícia neonatal. A icterícia é um sinal referente á coloração amarelada da pele, escleras e mucosas, devido á impregnação dos tecidos por bilirrubina, a qual se encontra em níveis elevados nosangue ( hiperbilirrubinemia). A icterícia é uma das alterações mais frequentes tanto em recém-nascidos a termo quanto prematuros. Se a icterícia acentuar-se exigira tratamento, com fototerapia, onde as luzes convertem a bilirrubina pela foto isomerização em lumirrubina, sendo eliminada nas fezes.
Torna-se evidente o trabalho do enfermeiro no cuidar do recém-nascido com presteza e precisão, quealém da técnica, fortalece o vinculo entre pais e filhos servindo de apoio durante o tratamento.


Palavras chaves: Icterícia, recém-nascidos, enfermeiro, fototerapia.






INTRODUÇÃO:
A hiperbilirrubina é a patologia mais frequente no período neonatal. Estima-se que cerca de 60% dos recém-nascidos desenvolvem níveis séricos de bilirrubina superior a 5mg%.Sua etiologia é, na maioria dasvezes, multifatorial, e o tratamento dependerá do tipo e da intensidade da icterícia.
A história neonatal deve ser investigada cuidadosamente. Verifique se o recém-nascido já eliminou mecônio, se esta eliminação foi precoce ou tardia. Caso o recém-nascido esteja sendo amamentado no seio, verifique se a mãe está tendo problemas com a amamentação e se o recém-nascido está sugando com frequência.Geralmente, mães submetidas a cesárea são mantidas afastadas de seus recém-nascidos, e a sucção do seio é infrequente nos primeiros dias após o parto.
Dentro das condições normais, o organismo humano produz diariamente grandes quantidades de eritrócitos, que juntamente com outras substâncias irão formar o sangue, promovendo a funcionalidade dos diversos sistemas, órgãos e células presentes noorganismo. È função vital, o transporte de oxigênio para todas as células do corpo humano, juntamente com a hemoglobina cujas funções são as de fixação do oxigênio atmosférico e sua transferência ás células, além de manter a cor vermelha do sangue.
È de extrema importância á conscientização de que quanto mais cedo forem identificados fatores de risco para o recém-nascido, melhores serão as condiçõespara ajudá-los Na assistência de enfermagem neonatal um aspecto importante é criar um ambiente propicio ao seu tratamento, livre dos estímulos nocivos, e que favoreça o seu desenvolvimento minimizando os efeitos negativos das doenças e da ausência dos pais.
Entre as varias funções da enfermagem, esta o envolvimento com familiares do recém-nascido. Neste período estaria fortalecendo-se o vinculoafetivo entre filho e mãe, porém, quando a criança precisa ser encaminhada á unidade neonatal para tratamento, logo após o parto, fica prejudicada esta.
È importante e necessário o tratamento e os procedimentos realizados reforçando continuamente as informações do médico do recém-nascido em relação ao seu prognóstico e condição. Portanto, o enfermeiro constitui-se uma fonte de apoio para os paisdo recém-nascido.
Analise o aparecimento e a evolução da icterícia. A hiperbilirrubinemia teve início precoce ou tardio? A progressão é rápida ou gradual?
Faça um exame físico minucioso no recém-nascido, determine seu peso e idade gestacional. Observe seu estado geral, atividade e reflexos. Verifique a presença de visceromegalias, céfalo-hematomas, petéquias e procure afastar clinicamente ahipótese de infecção.
Somente após o estudo da história (materna, do recém-nascido e da amamentação) e do exame físico é que se deve colher sangue do recém-nascido para análises. Basicamente os exames laboratoriais solicitados são os seguintes:
1) Concentração sérica de bilirrubina – total e frações;
2) Grupo sanguíneo, fator Rh e Coombs direto;
3) Hematócrito ou hemoglobina.
De posse dessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistência de enfermagem na saúde da criança e do adolescente
  • Assistencia de enfermagem a criança portadora de câncer
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA CRIANÇA NA CRECHE
  • A AVALIAÇÃO DA DOR ONCOLÓGICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
  • Assistencia de enfermagem a criança, ao adolescente, ao jovem e a mulher
  • Assistência de enfermagem a criança e ao adolescente vitima de violência sexual
  • Assistencia de enfermagem/assistencia a saude
  • ASSISTENCIA ENFERMAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!