ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA CRIANÇA NA CRECHE

Páginas: 14 (3461 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014







AVM - FACULDADE INTEGRADA





DALILA CARDOSO SILVA





ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA CRIANÇA NA CRECHE








Goiânia - GO
Junho/2014

DALILA CARDOSO SILVA





ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA CRIANÇA NA CRECHE






Artigo apresentada à AVM - Faculdade Integrada ao curso de pós graduação Latu senso como requisito parcial aoTítulo de Especialista em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

Orientador: Jaqueline Castilho.










Goiânia - GO
Junho/2014




RESUMO

Este estudo tem como objetivo refletir sobre atuação do enfermeiro na atenção à saúde da criança na creche, visando discutir a importância da inserção do enfermeiro nas creches para melhorar a assistência às crianças identificando quais asatividades que podem melhorar no atendimento a saúde dos pré-escolares.Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google acadêmico usando os descritores enfermagem saúde infantil e creches foram retirados periódicos de 2000 à 2009. Um adequado acompanhamento dos serviços de saúde proporciona benefícios evidentes. Promoção e prevenção da saúdesão termos que revelam o quanto é importante passar periodicamente por uma assistência.Neste contexto a inserção dos profissionais de enfermagem possui papel fundamental principalmente quando falamos em saúde infantil.Portanto, os cuidados e orientações que podem ser desenvolvidos em creches consistem na formação de cuidadores, avaliação do crescimento e desenvolvimento, administração demedicamentos, imunização.
Palavras chaves: Assistência; Enfermagem; Creche

















ABSTRACT

This study aims to reflect on role of nurses in health care for the child in day care, in order to discuss the importance of integrating the nurse in child care centers to improve care for children identifying what activities can improve health care in the preschool. This is a study of aliterature review, in the Scielo, Lilacs and Google scholar using data descriptors nursing child health and child care were removed serials 2000 to 2009. Proper monitoring of health services provides obvious benefits. Health promotion and prevention are terms that show how important it is to periodically by a tour. In this context the inclusion of nursing professionals has key role especiallywhen we talk about child health. However, the care and guidance that can be developed in nurseries consist of training of caregivers, assessment of growth and development, administration of medication, immunization.

Keywords: Assistance; nursing; creche










1. INTRODUÇÃO

As crianças em idade pré-escolar estão expostas a diversos fatores de risco, seja ambientais, seja pessoais.Essa predisposição remete a necessidade de uma assistência de enfermagem que possa proporcionar uma assistência integral à criança com uma supervisão e vigilância do crescimento e desenvolvimento, bem como prevenção de doenças e acidentes, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida.

Por muito tempo houve uma persistência de uma imagem da creche suprir a falta da mãe, destinada àpopulação mais carente. Já às crianças de melhor renda, estavam destinadas aos berçários, escolinhas ou centro de educação infantil.

Com o passar dos anos esta assistência passou a ter uma visão mais ampla, mediante ênfase na missão educativa da creche associando o educar e o cuidar.

As Unidades de Educação Infantis são instituições que tem evoluído ao longo do tempo, ganhando importância com aincorporação da mulher no mercado de trabalho. Com Estatuto da Criança e do Adolescente e a Nova de Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional estas Unidades passaram a ser um direito da criança visando o desenvolvimento e crescimento saudável e o acesso à educação de qualidade, propiciando além da educação, cuidados de higiene, saúde e alimentação às crianças de quatro meses a seis anos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistência de enfermagem na saúde da criança e do adolescente
  • Assistencia de enfermagem/assistencia a saude
  • Assistência de Enfermagem para Criança com Diarréia
  • A equipe de enfermagem e a assistência qualificada em creches
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM
  • Assistência à saúde da criança com Câncer
  • assistencia de enfermagem em saude mental
  • Enfermagem na saude da criança e do adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!