Assistência ao recém nascido

Páginas: 7 (1618 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Assistência ao recém-nascido: perceptiva para o saber de enfermagem em neonatologia

Introdução:
Entre o final do século XIX e o inicio do século XX a assistência em pediatria era precária, não existia instituições dedicadas ao cuidado infantil, às crianças eram ignoradas do contexto médico. Ocorriam alto índices de mortalidade infantil.
Diante desde cenário, uma mobilização contribuiu parao movimento da saúde da criança, entre 1970 e 1920, que visava à preservação da vida das crianças e também dos recém-nascidos, se tornou um marco da medicina neonatal, a partir de então deu se o inicio a criação das instituições hospitalares destinadas ao cuidado específico materno infantil, que possibilitou a introdução e a criação de novas tecnologias destinadas a prevenção e manutenção davida em pediatria .
A criação e fabricação das incubadoras ampliou os cuidados aos recém- nascidos possibilitando a vida mesmo dos que possuíam doenças congênitas. É valido destacar que na metade do século XX muitas transformações ocorreram na assistência às crianças pelos avanços tecnológicos e desenvolvimento de respiradores.
A década de 70 é marcada pela criação das unidades de atendimentoespecializado em neonatologias (UTI neonatal).
NEONATOLOGIA: ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Havia um sentimento de que a seleção natural se encarregaria das crianças ‘menos adaptadas’ à sobrevivência, sugerido pelo termo ‘fracote’ atribuído as crianças prematuras e as crianças nascidas com malformações.
A neonatologia iníciou-se com o obstetra francês Pierre Budin, que estendeu sua preocupação com osrecém-nascidos além das salas de parto. Budin criou um ambulatório de puericultura no Hospital Charité, em Paris, no ano de 1892, e foi o responsável pelo desenvolvimento dos princípios e métodos que passaram a formar a base da medicina neonatal.
No final do século XIX outras evoluções ocorreram no tratamento obstétrico e neonatal.
Os avanços médicos e tecnológicos da época propiciaram grandestransformações no cuidado neonatal durante e após o parto. As fundações que prestavam assistência as crianças abandonadas foram transformadas em hospitais infantis; surge então, os médicos pediatras.
Ainda no início do século XX, as taxas de mortalidade entre os recém-nascidos mantiveram-se elevadas e, além da prematuridade, as infecções hospitalares também eram as responsáveis pela maioria dosóbitos.
Com os avanços técnico-científicos na neonatologia, reduziram-se as taxas de mortalidade, a infecção hospitalar foi controlada com o isolamento restrito do recém-nascido na maternidade, mas isso ocasionou a separação entre mãe e filho, prejudicando o vínculo entre eles e o aleitamento.
Avançaram-se os estudos científicos, evoluindo os diagnósticos.
Em 1932, Faber e Wilson descreverama síndrome da angústia respiratória.
Em 1934, foi criado o “Box de Oxigênio Hess”por Julius Hess, sendo utilizado para o tratamento de distúrbios respiratórios.
Em 1937, Albrecht Peiper descreveu os distúrbios pulmonares.
Em 1938, Charles Chapple elaborou uma incubadora moderna conhecida como ‘Isollete’, no Children’s Hospital de Filadélfia.
A enfermagem também exerceu um papel fundamentalno início do desenvolvimento da neonatologia. Um artigo escrito por Julius Hess traz a informação de que os melhores resultados obtidos no cuidado aos recém-nascidos prematuros eram alcançados quando enfermeiras bem treinadas estavam à frente do serviço.
Nos anos 30, observa-se uma maior atenção dada aos problemas respiratórios.
Os anos 50 também foram marcados pelas descobertas de soluçõespara os distúrbios relacionados com o trato respiratório. Na época não havia meios para a respiração mecânica e a apnéia infantil, era controlada pela observação das crianças que necessitavam de estímulos estas eram puxadas pelos pés por uma faixa de tecido.
Richard Pattle e Jonh Clemente descobriram, em 1957, as propriedades da parede interna do alvéolo; em 1959, Mary Ellen Avery e Jere Mead...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistência de Enfermagem ao recém nascido
  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA AO RECÉM NASCIDO
  • Assistência de enfermagem ao recém-nascido com icterícia neonatal
  • Assistência de Enfermagem ao Recém Nascido na sala de parto
  • Recem nascido
  • Recem nascido
  • Recem nascido
  • Recem nascido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!