ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA CRIANÇA PORTADORA DE ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE: ESTUDO DE CASO

3037 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO

O estudo de caso foi baseado em um cliente internado na ala da pediatria na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) entre os dias 17 a 23/11/2012. Diante da integridade do processo de enfermagem, foi elaborado um plano assistencial a ser colocado em prática, o qual será apresentado neste estudo de caso, visando enriquecer o trabalho, realizando pesquisas bibliográficas.
Foi feita a avaliação de uma criança, com diagnóstico de Anemia Hemolítica Auto-imune, através da implementação do processo de enfermagem embasado em NANDA, NIC, NOC e também pelo processo de enfermagem de Wanda Horta.
A anemia hemolítica auto-imune (AHAI) consiste de um grupo de doenças cuja característica comum é a presença de auto-anticorpos, os quais se ligam aos eritrócitos e diminuem o tempo de sobrevida dessas células, por meio de sua remoção da circulação pelos macrófagos do sistema retículo-endotelial. A ocorrência de AHAI em crianças e adolescentes é rara, sendo a incidência exata desconhecida, mas estima-se que seja de 0,2 por 1.000.000 indivíduos menores de 20 anos. O pico de incidência ocorre entre os pré-escolares. É mais comum no sexo masculino em adolescentes. (OLIVEIRA, 2006)
Segundo Barbot, uma vez identificada uma AHAI é importante caracterizá-la no sentido de avaliar sua gravidade e prognóstico, dentro de um aspecto clínico variado que pode ir das formas leves às que condicionam risco de vida, das formas agudas e autolimitadas às crônicas e recidivantes. Podem ainda ser primárias, se o eritrocito é o único alvo da auto-imunidade, ou secundárias, quando se integram à patogenicidade de uma doença mais generalizada.
O teste da antiglobulina direta (teste de Coombs direto) identifica a presença de anticorpos ou complemento ligados à superfície das hemácias do cliente.
Diante do que foi explanado sobre a patologia em estudo, percebe-se que a enfermagem é o instrumento de assistência mais próximo ao cliente, e tem por objetivo prestar os cuidados prescritos

Relacionados