ASSIS, Olney Queiroz; KÜMPEL, Vitor Frederico. Manual de Antropologia Jurídica ¬–São Paulo: Saraiva, 2011, 254 pág.

2158 palavras 9 páginas
ASSIS, Olney Queiroz; KÜMPEL, Vitor Frederico. Manual de Antropologia Jurídica ¬–São Paulo: Saraiva, 2011, 254 pág. Nascido em três de Dezembro de 1967, na cidade de São Paulo-SP, o autor Vitor Frederico Kumpel é juiz de Direito em São Paulo, Doutor pela Universidade de São Paulo, professor de direito civil, direito do consumidor, processo civil na faculdade de direito Professor Damásio de Jesus, atuando ainda em cursos de pós-graduação. Entre as suas principais produções está o livro Estatuto do idoso. Olney Queiroz Assis é doutor em direito pela PUC/SP, licenciado em filosofia pela USP e professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus.

O livro de Oliney Queiroz Assis e Vitor Frederico Kümpel vem suprir uma lacuna que há muito existia no mundo acadêmico brasileiro, isto é, uma obra que possibilite um passeio pelas questões fundamentais na articulação entre antropologia e direito. Nessa obra os autores abordaram a antropologia jurídica em seus mais diversos âmbitos, com o intuito de mostrar de forma detalhada o nascimento da mesma e sua evolução.
Após muitos discursos acerca do conceito e objetivo da Antropologia, chega-se ao entendimento que a antropologia visa estudar e conhecer o homem por inteiro, desde como integrante da sociedade, através de sua história e evolução. Não se trata de uma matéria nova, é a forma geral e mais antiga que designa o humanismo.
A antropologia é uma ciência bastante diversificada, divide-se em antropologia cultural ou social; antropologia biológica ou física; antropologia pré-histórica e antropologia linguística, que o que basicamente distingue os diversos povos existentes.
Não há como negar uma relação existente entre Antropologia e o Direito, ambos estudam o ser humano, visto que o próprio direito é uma característica cultural, tendo por fim como estudo da Antropologia. O direito ao mesmo tempo eu nos protege do poder arbitrário, dá oportunidades iguais e ampara, é também manipulável, frustra os menos

Relacionados