Assessoria de comunicação

Páginas: 12 (2810 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2012
● Mercado de Bens Simbólicos no Brasil

No Brasil, a consolidação de um mercado de bens simbólicos se efetiva apenas nas décadas de 60 e 70. Nas palavras de Renato Ortiz: “Se os anos 40 e 50 podem ser considerados como momentos de incipiência de uma sociedade de consumo, as décadas de 60 e 70 se definem pela consolidação de um mercado de bens culturais.” (Ortiz, 2001, p. 113). Tal processo serelaciona com as grandes transformações pelas quais a sociedade brasileira passa durante essas décadas. Com a tomada do poder pelos militares em 1964, as mudanças políticas e econômicas se acentuaram. Na economia, o período foi marcado por reformas profundas que colaboram para a inserção do Brasil no sistema capitalista mundial e pelo chamado “milagre econômico” entre os anos de 1968 e 1973. Nestesanos a taxa anual de crescimento do PIB superou os 11%, muito acima das taxas de crescimento dos anos anteriores e posteriores. Nesses mesmos anos a taxa de inflação ficou em torno de 20% ao ano, um resultado bem abaixo dos anos anteriores. A situação mudaria depois do primeiro choque do preço do petróleo no final de 1973 e, após o segundo choque do petróleo em 1979, levaria a economia do país àchamada “década perdida” nos anos de 1980.
A “Ideologia da Segurança Nacional”, na qual se inseria a ideia de integração nacional, marcava o pensamento dos militares com relação à sociedade como um todo. Em decorrência dessa ideologia, o Estado fez grandes investimentos que modificaram por completo a infra-estrutura do país. O setor de telecomunicações foi um dos que recebeu grandes investimentosdo Estado. Neste setor foi criada em 1965 a EMBRATEL e o Brasil se associa ao sistema internacional de satélites (INTELSAT), em 1967 foi criado um Ministério de Comunicações, um sistema de transmissão de dados por microondas foi inaugurado em 1968 permitindo a interligação de todo o território nacional, exceto para a região da Amazônia que ocorreu em 1970. Diferente do que ocorreu no períodoVargas, foram os grupos privados que tiveram o papel principal no projeto de integração nacional, embora os investimentos estatais na infra-estrutura necessária tenham sido vultosos.
Durante o período, buscando atender aos ideais de integração propostos pela Ideologia da Segurança Nacional, a cultura foi amplamente utilizadas pelo Estado como instrumento de propaganda contando com o apoio direto ouindireto de alguns artistas2. Esse apoio marcaria negativamente entre a crítica algumas composições musicais e artistas utilizados como símbolos pelos Militares. A dupla Dom e Ravel e o grupo Os Incríveis, cujas composições foram bastante utilizadas pelo Governo em campanhas publicitárias ufanistas, são exemplos de artistas que ficariam associados ao regime autoritário. Em contrapartida, a censuraafetou uma boa parcela da classe artística pela limitação da divulgação de suas obras ou pelo afastamento de alguns artistas do país.
Entre 64 e 80, ocorre um forte crescimento da produção e do consumo de bens culturais. Neste período, os conglomerados da comunicação de massa se consolidam, os principais exemplos são a Editora Abril e o grupo Globo. A Editora Abril já atuava desde a década de50. O grupo Globo incluía o jornal O Globo (criado em 1925), a emissora de rádio (criada em 1944) e a TV Globo de 1965. Em 1971, com a criação da gravadora Sigla (Sistema Globo de Áudio) com seus selos Som Livre e Seta o grupo Globo passa a atuar também no mercado fonográfico. A Editora Abril entra no mercado de disco somente na década de 90 com a Abril Music (embora já atuasse com lançamentos embanca de jornal desde a década de 70). Também neste período ocorre uma forte expansão do mercado editorial e da indústria fonográfica. As tiragens dos jornais e periódicos crescem muito, mas não cresce muito o número de jornais. Até o cinema, que passa concorrer com a TV, apresenta crescimento no período. O Brasil passa figurar entre os maiores mercados mundiais. O crescimento do setor de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assessoria de Comunicação
  • Assessoria de Comunicação
  • Assessoria de Comunicação Integrada
  • Proposta de Assessoria de Comunicação Empresarial
  • Assessoria de comunicação e marketing
  • Assessoria de comunicação de um bar
  • Manual de assessoria comunicação
  • Propaganda jogar assessoria de comunicação esportiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!