Assesoria de Comunicac a o Organizacional Cap1

838 palavras 4 páginas
UFRGS | FABICO | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL FABRÍCIO BORGES DA SILVEIRA e KEINE LOPES MARTINS

Capítulo 1 – Muitas faces do público
Mariângela Furlan Haswani

Os múltiplos significados de público.

O texto trata do conceito e significado de público no ponto de vista de vários autores. Definição essa que ainda está em processo de construção ao longo dos anos. O vocábulo público é sempre mencionado, em seus diversos aspectos, acompanhado de ouitras palavras que ampliam e fragmentam seu significado: saúde pública, via pública, público preferencial, entre outros.

Inicialmente vemos 3 definições para público:

1. Relativo ou pertencente a um povo ou coletividade.
2. Relativo ou pertencente a um estado, governo ou país.
3. Que pertence a todos, comum, se opõe a privado.

Para Lavalle, a palavra “pública“ muitas vezes denota a sentidos conflitantes como nos exemplos: homem público, mulher pública, fé pública e opinião pública. Para o autor são rodeios linguisticos que trazem à tona de forma imediata a inexistência de unidade óbvia nas diferentes dimensões vinculadas ao espaço público.
Para Arendt, público é uma categoria filosófica e não propriamente um fenômeno que encontra sua elucidação no desenvolvimento histórico. Em seguida há uma definição para esfera pública e privada. Habermas usa como referência a cidade-estado grega e a eurota entre os séculos XVII e XIX. Na pólis, a esfera privada se referia ao ambiente domiciliar; ali as pessoas viviam juntas para atender às necessidades vitais, dos ciclos do nascimento à morte. Já a vida pública se referia a questões de interesse coletivo cuja solução não pode se dar somente por meio de realidades únicas que tenham como base interesses privados.
A autora ainda diz que o que é público pode ser visto e escutado por todos e possui a maior publicidade possível.
Na idade média ocorre uma polarização em que o conceito de público esmaece, dando lugar à divisão em elementos públicos e privados. Dessa forma, o

Relacionados