ASSENTAMENTOS RURAIS EM ELDORADO DO SUL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL.

898 palavras 4 páginas
ASSENTAMENTOS RURAIS EM ELDORADO DO SUL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL.
Joel Luís Melchiors (1); Rosa Maria Vieira Medeiros(2).
(1).Geógrafo, Mestrando em Geografia - UFRGS; (2). Professora Dª do Departamento de Geografia - UFRGS
E-mail: (1) joelmelchiors@yahoo.com.br (2) rmvmedeiros@yahoo.com.br
Apresentação Os assentamentos rurais instalados em Eldorado do Sul pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e pelo Governo Estadual, na passagem do século XX para o atual século, somam pouco mais de uma década de variação nas suas datas de instalação, sendo que o mais novo dentre eles possui apenas cinco anos de criação, atualmente são seis assentamentos no município, que faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e é vizinho à capital do Rio Grande do Sul (RS), Porto Alegre. Justifica-se o estudo desses impactos devido ao fato de Eldorado do Sul ser o município da RMPA com o maior número de assentamentos rurais atualmente.
O objetivo principal deste trabalho é mostrar os impactos econômicos e sociais, além do impulsionamento do desenvolvimento local, gerados pela criação dos assentamentos rurais em Eldorado do Sul. Como objetivos específicos destacam-se: identificar as similaridades e diferenças entre os assentamentos, perceber e identificar a ocorrência da melhoria da infraestrutura no município (escolas, postos de saúdes, estradas), acarretada pelo desenvolvimento local; criar materiais de representação cartográfica dos assentamentos.
Palavras-chave: agricultores assentados, Eldorado do Sul, impactos locais, repercussões territoriais.
Metodologia:
Com base na análise de dados secundários - banco de dados de população e produção nos sites do IBGE, FEE, COOCEARGS e Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul - e na realização de entrevistas com trabalhadores rurais de todos os assentamentos alvo da pesquisa empreender-se-à análises comparativas do quadro produtivo do setor agropecuário do município antes da vinda dos assentados e

Relacionados

  • American Literature
    95969 palavras | 384 páginas