Assedio Sexual e a responsabilidade do empregador TCC Matheus de Lima Sampaio USP

42252 palavras 170 páginas
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
MATHEUS DE LIMA SAMPAIO
N.º USP 3736480

ASSÉDIO SEXUAL NA RELAÇÃO DE EMPREGO E A
RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR

São Paulo, 2006.

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
MATHEUS DE LIMA SAMPAIO
N.º USP 3736480

ASSÉDIO SEXUAL NA RELAÇÃO DE EMPREGO E A
RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR

Tese de Láurea do Curso de Graduação, elaborada sob a orientação do Professor
Doutor Ari Possidonio Beltran, do
Departamento de Direito do Trabalho.

São Paulo, 2006.
1

Aos amigos presentes, futuros colegas de profissão.
À velha e sempre nova Academia.

2

RESUMO

A presente monografia visa discorrer acerca do assédio sexual, moléstia social há muito observada no âmbito das relações de emprego, espécie de discriminação baseada no sexo e forma voraz de se ofender a dignidade humana. Trata-se de um tema polêmico e controvertido do direito, cuja atualidade se mostra pela recente introdução da lei n.º 10.224/2001 em nosso ordenamento jurídico.

Nosso estudo propõe-se a abordar não apenas a insuficiente legislação no direito pátrio, mas também analisar as divergências doutrinárias e jurisprudenciais sobre o assunto a fim de organizar, de forma sistemática, os pontos relacionados com o tema. Mais que isso, objetiva buscar, através dos princípios do direito do trabalho, um conceito definitivo para o problema, uma definição harmônica com os postulados maiores do direito. Quanto à responsabilidade do empregador, notadamente pela indenização dos danos morais sofridos pela vítima, mais que discorrer sobre o assunto, interessa-nos fundamentá-lo, ou seja, justificar o motivo pelo qual correta ou não está nossa atual legislação civil sobre o tema, tendo-se em vista estar o direito voltado, acima de tudo, à consagração da justiça.

3

ABSTRACT

This monograph has as its scope the study of sexual harassment, which is a social issue observed for a long time in the sphere of the employment relations. It is a kind of discrimination based

Relacionados