Assedio moral nas Organizações

Páginas: 7 (1724 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
O assédio moral nas organizações

Diante da importância do tema nas relações de trabalho e na vida dos seres humanos, o presente capítulo propõe-se a discutir o assunto, buscando estabelecer seu conceito, identificar os ambientes organizacionais mais favoráveis a sua prática, identificar as formas de assedio, quem assedia e quem é assediado, suas consequências para a vida humana e para asorganizações e alguns caminhos para barrar o processo.

Em busca de um conceito de assédio moral

A forma de assedio que nos interessa no momento é aquela que atenta contra a moral das pessoas e no trabalho pode ser entendida como “qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitudes) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica oufísica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”.
Apesar de ser um fenômeno antigo, tornou-se mais acentuado na sociedade atual como conseqüências do estímulo ou no mínimo da banalização das injustiças e dos maus tratos a que as pessoas são submetidas, em especial nas organizações produtivas, que estão preocupadas com o lucro econômico em detrimento do crescimento e dobem estar dos seres humanos.
No assédio, o indivíduo é que é visado. Ele passa a ser maltratado, sem saber por quê, iniciando um processo de suposições e busca de respostas, em que quase sempre não conta com apoio dos colegas, que, por convivência ou por medo, omitem-se do processo. Ainda existem os maldosos, que confirmam nada estar acontecendo e que tudo não passa da imaginação fantasiosa doagredido. Em tais situações, a omissão torna-se cumplicidade, colocando o omisso na mesma situação de responsabilidade de quem efetivamente pratica ou praticou o ato perverso.
O assédio moral é um ato perverso, pois visa manipular o outro e desapossá-lo de sua liberdade. Começa com algo inofensivo, como brincadeira, e evolui para maus tratos e manobras hostis e degradantes. Agregam-se a ele, quasesempre, o abuso do poder e a manipulação.
Também não pode ser considerado assédio as más condições e as cargas de trabalho, a não ser quando eles são impostos às pessoas como forma de humilhá-las e de prejudicá-las deliberadamente.

Tipos e métodos de assédio

O assédio pode ser vertical ou horizontal; os dois tipos são “sempre precedidos da dominação psicológica do agressor e da dominaçãoforçada da vítima”.
O assédio vertical a princípio é mais prejudicial do que horizontal, pois emana de alguém que possui autoridade, como um chefe, e suas considerações agridem mais profundamente e isolam mais, pois a pessoa agredida tem menos coragem para reagir.
Os motivos que levam esse tipo de agressão são, dentre outros, o autoritarismo, o abuso do poder, a insegurança e necessidade deautovalorizaçâo do agressor; também ele pode ter como meta fazer a pessoa pedir dispensa do trabalho e assim a empresa livrar-se de pagar os direitos trabalhistas decorrentes de uma demissão provocada por ela.
O assédio horizontal é aquele praticado por um colega sobre o outro; também é nocivo e destruidor do indivíduo. Normalmente, ocorre quando existe disputa de poder, como, por exemplo, de um cargo;também quando se quer subir no conceito do chefe ou do patrão. Em situação assim, é possível que um emprego sonegue informações sobre um procedimento de trabalho a outro empregado, para depois apontá-lo como lento, desatento e descomprometido com a empresa. E também te os assédios mistos, que ocorre de forma consciente por parte dos dois assediadores ou por omissão do chefe e dirigente.
Em todosesses tipos de assédio, as práticas podem variar do isolamento, falta de função e serviço aos maus tratos. Muitas empresas, na impossibilidade de demitir o empregado, por exemplo, por não lhe ser conveniente político e economicamente, pagar seu salário rigorosamente, mas não lhe dar ocupação.
Quanto aos métodos de assédio utilizados para assediar as pessoas no ambiente de trabalho, os mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assedio moral nas organizações
  • Assedio moral nas organizações
  • Assédio Moral nas Organizações
  • Organizações e o assedio moral.
  • Assedio Moral nas organizações
  • Assedio Moral nas Organizações
  • Assédio moral em organizações mecanicistas
  • Assedio moral nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!