asscvdfg

943 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial é um importante problema de saúde pública, de natureza multifatorial, caracterizada pala elevação da pressão arterial que, se não identificada e/ou tratada acomete vários órgãos, como o coração, cérebro, olhos, rins e grandes artérias. Geralmente permanece assintomática até uma fase tardia.
O risco cardiovascular duplica a cada aumento de 20mmHg na pressão arterial sistólica bem como a cada 10mmHg na diastólica. A hipertensão além de constituir uma situação clínica de alta prevalência, geralmente está associada direta ou indiretamente a outras doenças com importante repercussão na morbi-mortalidade cardiovascular, como: morte súbita, infarto do miocárdio, angina do peito, acidente vascular encefálico hemorrágico ou isquêmico, insuficiência renal crônica e dissecação da aorta.

DEFINIÇÃO
A hipertensão arterial é definida como uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 140mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.

POPULAÇÃO ALVO
Embora a prevalência da hipertensão arterial é significativamente maior em pacientes com 40 anos ou mais, a população de 20 anos ou mais deve ser observada, pois cada vez mais casos de hipertensão estão surgindo nessa faixa etária.

SINAIS E SINTOMAS
A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresentam sintomas, porém algumas podem apresentar:
Sensação de mal-estar;
Ansiedade e agitação;
Cefaléia severa;
Tontura;
Borramento da visão;
Dor no peito;
Sangramento nasal;

Tosse e falta de ar. PREVENÇÃO
A prevenção visa evitar ou retardar o aparecimento da doença.Entre as ações preventivas incluem-se as modificações dietéticas e comportamentais, visando a redução do peso, redução da ingesta de sal, redução do consumo de bebida

Relacionados