assaaaaaaaaaaaa

648 palavras 3 páginas
A virtude traz felicidade. Platão explica que é próprio do homem virtuoso viver em harmonia com o universo. A virtude designa a existência justa, de acordo com a ética. Tornamo-nos virtuosos ao acumular um numero suficiente de qualidades.
Em toda forma de ética há uma concepção de responsabilidade. O que fazemos de bom ou mau somos nós que decidimos. Segundo Kant, o principal filosofo da historia da filosofia moral, a lei moral está em cada um de nós, e a compreendemos imediatamente, independente de nossa idade, conhecimento ou de onde vivemos. Essa lei é clara e nítida, portanto sempre sabemos distinguir as atitudes boas e ruins, já que são do filósofo Aristóteles.
Desse modo, uma das definições possíveis para a explicação da ética, para os gregos, é uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos, que se distinguem entre os bons, os quais devemos seguir, e os maus, que devemos evitar. E, para fazer esse julgamento, devemos usar a moral.
Ética e moral são palavras semelhantes, que dizem respeito aos valores e a distinção do ‘bem’ e do ‘mau’. Porém, pode-se dizer que ‘moral’ está reservado à normas e valores herdados do passado, da tradição ou da religião, aquilo que já é constituído e posteriormente transmitido, ou seja, um conjunto fixo de normas e regras.
Em contrapartida, ‘ética’ é um termo que designa comportamentos que estão por ser construídos, inventados e transformados pelo coletivo.
Em nossa sociedade contemporânea, o desafio é encontrar um consenso aceitável para todos, em meio a inúmeros pontos de vista e costumes pessoais.
Capitulo 2
A ética abrange desde pequenas decisões de nossa vida até grandes atos, ela é o conjunto de reflexões ligadas às nossas ações e comportamentos.
Não podemos aplicar a ética de maneira mecânica, devemos refletir sobre o que fundamenta nossas escolhas e razões, pois todas nossas ações mostram um exemplo aos outros, mesmo quando fazemos algo que só diz respeito a nós, isso influencia os outros, essa

Relacionados