Ass

494 palavras 2 páginas
Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo
DCMN – Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais

Síntese e determinação do ponto de fusão do ácido acetilsalicílico

Alunos:

São Mateus – ES

Objetivo:
O experimento tem como objetivo a síntese do ácido acetilsalicílico, popularmente chamado aspirina.

Introdução:
O ácido acetilsalicílico mais comumente chamado de AAS é um medicamento usado principalmente como anti-agregante plaquetário evitando assim a formação de trombos e o agravamento de doenças cardiovasculares. Também pode ser usado como anti-inflamatório, analgésico e antitérmico.
A aspirina foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia, foi a primeira criação da indústria farmacêutica e o primeiro fármaco a ser produzido em tabletes.
O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador.

Materiais e Reagentes:
Béquer
Balança Analítica
Vidro de relógio
Aparelho determinador de ponto de fusão
Capilar de vidro
Aparelho de Banho Maria
Aparelho de filtragem a vácuo
Papel de filtro
Pipeta volumétrica
Ácido Salicílico
Anidrido Acético
Ácido Sulfúrico

Procedimento Experimental:
O procedimento se inicia com a tomada de massa de massa de um béquer de 50 ml pela balança analítica, que é tarada para que seja tomada a massa de 2,512 gramas de ácido salicílico (AS). No béquer contendo AS foram adicionados 5 ml de anidrido acético, e com uma pipeta foram adicionadas 4 gotas de ácido sulfúrico a mistura, que serve como catalizador para reação.
O béquer contendo a solução foi levado para o aquecimento no aparelho de banho maria para que houvesse a solubilização do AS ocorrendo assim a reação. A solução que era inicialmente esbranquiçada foi ficando aos poucos transparente.
Após o aquecimento, o béquer contendo a solução foi resfriado em uma bacia com gelo para que houvesse a cristalização do

Relacionados