Ass Dio Moral TrabalhoTTT

1142 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
EIXO DAS TECNOLOGIAS

RELATÓRIO EXPERIMENTAL

Delmiro Gouveia - AL
Maio de 2015
Arthur Carvalho
Lucas Araújo

RELATÓRIO

Relatório de experimento laboratorial apresentado à disciplina de Laboratório de Física, do 3º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Delmiro Gouveia - AL
Maio de 2015

Sumário
1. objetivos 3
2. MATERIAL UTILIZADO 3
3. fundamentação 3
4. PROCEDIMENTO 5
5. conclusão 9

1. objetivos
O experimento realizado teve como objetivo mostrar as imprecisões existentes nas medidas de qualquer objeto, tomando como base uma moeda de cinquenta centavos, do ano de 2002 em diante e aplicando os conhecimentos sobre erros, incertezas, Algarismos Significativos, entre outros adquiridos em sala de aula.
2. MATERIAL UTILIZADO
Os materiais utilizados nesse experimento foram:
Balança de precisão;
Paquímetro;
Régua centimetrada;
Régua milimetrada;
Escalímetro;
Uma moeda.

3. fundamentação
Iniciando com a ideia de medição, sabe-se que medir é o ato de se comparar algo com um padrão pré-estabelecido. No experimento são abordadas as medições de comprimento e massa e a partir delas são obtidas novas medições como área, volume, massa específica e densidade. São utilizados também, cálculos de erros, incertezas, média e desvio para uma análise mais sucinta das medições realizadas.
Temos que a área é um conceito matemático que pode ser definido como a quantidade de espaço bidimensional, ou seja, de superfície. A unidade de medida mais utilizada é o metro quadrado (m²), porém, nesse experimento serão adotadas as unidades de centímetro e milímetro quadrados (cm² e mm², respectivamente). A área de uma circunferência, será dada pela equação: .
Por outro lado, o volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada pelo mesmo. O volume tem unidades cúbicas como, por exemplo, metros cúbicos (m³), centímetros cúbicos (cm³) etc. Por se tratar de um cilindro, para

Relacionados