Assédio moral

Páginas: 7 (1513 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
1. Tema

ASSÉDIO MORAL: A PROBLEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL


2. Introdução

Este trabalho tem o objetivo de estudar as conseqüências do assédio moral para o desenvolvimento organizacional, bem como perceber como funcionam as relações empregador/empregado no ambiente de trabalho, caracterizando as implicações do assédio moral para a organização de um modo geral.As conseqüências do assédio moral para o sucesso organizacional vêm sendo percebido nos vários níveis hierárquicos das organizações. Para tanto cabe discutir sobre o assunto detalhadamente, dando a ele um status necessário dentro do ambiente organizacional. O assedio moral aparece como um problema na gestão das organizações, motivado pelas mudanças no cenário organizacional nas últimas décadas.Segundo Barreto, “o processo de reestruturação produtiva em curso tem trazido em seu bojo novas metodologias de seleção, inserção e avaliação do individuo no trabalho, levando à profundas rupturas no tecido social e à uma crônica insatisfação, especialmente quanto ao “modus operandi” das relações no trabalho”.
Segundo Silvia Maria Zimmerbann, as estatísticas feitas pelos estudiosos apontamque a primeira conseqüência a ser sentida é a queda da produtividade, seguida pela redução da qualidade de serviço, ambas geradas pela instabilidade que o empregado sente no posto de trabalho.
O objetivo principal deste trabalho é avaliar as conseqüências causadas pelo assedio moral nos resultados das organizações de trabalho por meio de análises dos comportamentos caracterizados comoassédio moral, bem como analisar o impacto deste no desenvolvimento da organização a curto e longo prazo.
Um dos desafios desta pesquisa, entre outros, foi caracterizar as implicações do assédio no âmbito organizacional, explicitando as formas de identificar, solucionar e prevenir tal abuso de poder pelos gestores.
Em função do que foi descrito, o presente estudo busca responder a seguintequestão como problema de pesquisa: “Quais as conseqüências do assédio moral para o desenvolvimento e sucesso organizacional?
Na grande maioria dos trabalhos sobre esse assunto os estudos estão focados sob o ponto de vista do assediado, funcionário de uma empresa. Poucos são os trabalhos voltados para os efeitos do assédio moral sob o ponto de vista da empresa.



3. ObjetivosDe um modo geral, este estudo tem como objetivo analisar as conseqüências do assédio moral no desenvolvimento das organizações de trabalho.
Para tanto, é fundamental explanar os seguintes temas:
• Definição de assédio moral
• Características de assedio moral
• “Mitos” sobre assedio moral
• Formas de assédio moral
• Danos ao colaborador• Formas de prevenção
• Custos sócio-econômico e financeiro para a organização
Analisar especificamente o assédio moral no contexto organizacional faz-se necessário inicialmente entender a definição de assédio moral, que em termos simples é a exposição dos individuos a situações constrangedoras e humilhantes, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e noexercício de suas funções de suas atividades diárias. Após o entendimento do conceito “assédio moral”, é fundamental identificar quais suas características e assim eliminar os “mitos”, como por exemplo, conflito de trabalho, stress e violência no trabalho possam ser classificados equivocadamente como assédio moral. A partir do momento em que a organização identificar estes tópicos acima, ela passa a sercapaz de mensurar os custos de modo geral para a organização, tanto financeiro quanto produtivo, bem como social, e criar ações preventivas e resolutivas.




4. Problema


A partir de informações divulgadas e publicadas na mídia, bem como relatos cada vez mais freqüentes no mundo corporativo, nota-se que as organizações enfrentam um problema que cada vez mais vem causando sérios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assédio moral
  • Assédio Moral
  • Assedio moral
  • Assedio Moral
  • assédio moral
  • assédio moral
  • assedio moral
  • Assédio moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!