Assédio moral

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Introdução



Este trabalho visa discutir as formas do assédio moral ou violência moral no trabalho. Este não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho. A novidadereside na consciência política da classe trabalhadora que não admite mais ser tratado de forma descortês e agressiva, e ainda, na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno. Falarsobre assédio moral é, em verdade, dissertar sobre um tema que remonta a tempos passados e que, há bem pouco tempo, poderia ser encarado como um exagero ou uma suscetibilidade exagerada.

Oassédio moral pode ser conceituado como uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica do indivíduo, de forma reiterada, tendo por efeito a sensação de exclusão do ambientee do convívio social.

A caracterização do assédio moral é subjetiva. Enfatiza-se que o assédio moral é caracterizado por uma conduta abusiva, seja do empregador que se utiliza de sua superioridadehierárquica para constranger seus subalternos, ou seja dos empregados entre si com a finalidade de excluir alguém indesejado do grupo, o que pode se dar, aliás muito comumente, por motivos decompetição ou de discriminação pura e simples.



CONSIDERAÇÔES FINAIS

Portanto, conclui-se que o assédio moral é um fenômeno social de tempos antigos, porém de reconhecimento recente, e deve seranalisado com cautela quanto à sua caracterização jurídica. Deve-se verificar necessariamente a natureza psicológica do dano causado com o assédio moral, que deve ser provocado por uma conduta prolongadano tempo e que tenha por resultado a criação de um distúrbio emocional, confirmada tecnicamente por médico ou especialista na área psicológica capaz de verificar o dano e a associação com o meioambiente do trabalho.

Vários países já possuem normatização trabalhista específica para previnir e punir o assédio moral no ambiente de trabalho, o que não se verifica no Brasil, tendo somente em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assédio moral
  • Assédio Moral
  • Assedio moral
  • Assedio Moral
  • assédio moral
  • assédio moral
  • assedio moral
  • Assédio moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!