Assédio moral

Páginas: 10 (2381 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
Felipe de Moura Santos

Giselda Mamedes

Juliana M. de Moura Santos

Patrícia Farias

ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Paulista/2010

Trabalho de pesquisa apresentado a professora Paula Santana da disciplina de metodologia do trabalho científico da Faculdade Decisão para fechamento da notaglobal do segundo exercício do período.

APRESENTAÇÃO

Este trabalho aborda as questões sobre assédio moral no ambiente de trabalho, bem como os danos sofridos pelos trabalhadores e o respaldo garantido por lei diante o abuso.

Assédio moral no trabalho é a exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função, de formarepetitiva, caracterizando uma atitude desumana, violenta e antiética nas relações de trabalho, assédio este realizado por um ou mais chefes contra seu subordinado.

Visto a necessidade e escassez de pesquisas , que remetem a discussão sobre assédio moral na relações de trabalho, dificuldade em caracterizá-lo, em comprová-lo e, sem dúvida, o maior obstáculo está no medo da
denúncia por parte da vítima,haja vista o estado de tolerância e mudez, onde se observa a decorrência do alto índice de desemprego na atualidade, podendo levar a precarização da vida que, somado à sobrecarga de trabalho, vão afetando a saúde física e mental do trabalhador. Neste contexto é importante ressaltar visibilidade social e visibilidade jurídica sobre o tema.

PROBLEMATIZAÇÃO

O assédio moral no local de trabalhoacontece quando um trabalhador está sujeito a atos susceptíveis de sacrificar, humilhar e ameaçar ou diminuir a sua auto-estima. Os atos exercidos pelo assediador originam riscos para a saúde física e mental e, em casos extremos, a perda do posto de trabalho do assediado. Por norma, estes comportamentos do assediador devem-se a um abuso de poder ou ao seu uso indevido e decorrem dentro dasorganizações.Então chegamos ao seguinte questionamento: Quais os danos sofridos pelos trabalhadores diante o assédio moral e sexual?

JUSTIFICATIVA

O trabalho torna relevante os danos causados aos trabalhadores , levando em consideração a ordem jurídica trabalhista através dos seus direitos legais dando importância a investigação dos tipos de assédio, suas principais consequências e o amparojurídico garantido. A Lei nº 10.224, de 15 de maio de 2001, introduziu no
Código Penal a tipificação do crime de assédio sexual, dando a seguinte redação ao art.216-A: “Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento
sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição se superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício, emprego, cargo ou função”. A pena prevista é dedetenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos. O Filme Terra fria que relata uma história real, conta o drama de Josey Aimes, uma mulher que tem a ousadia de abandonar o marido que a espancava para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. Para conseguir chefiar essa família, ela resolve trabalhar numa mineradora de ferro no interior do estado de Minnesota, nos EUA.
As provocações e xingamentosda maioria masculina da mina contra as poucas mulheres que trabalham no local tornam-se insuportáveis. Os abusos cometidos pelos colegas vão desde os comentários maliciosos e “brincadeiras sexuais” rabiscadas nas paredes e ditas nos intervalos de almoço até as investidas sexuais de seus superiores torna-se um importante instrumento de estudo nos auxiliando para entender sobre o tema de pesquisa.OBJETIVOS

Objetivo Geral

Discutir o assédio moral na relação de trabalho seus danos ao trabalhador e o amparo jurídico diante o problema discutido.

Objetivos Específicos

Investigar o assédio moral no ambiente de trabalho.

 

Enfatizar os principais danos dos trabalhadores diante o assédio.

 

Levantar os direitos dos trabalhadores ao dano sofrido.

FUNDAMENTAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assédio moral
  • Assédio Moral
  • Assedio moral
  • Assedio Moral
  • assédio moral
  • assédio moral
  • assedio moral
  • Assédio moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!